Epagri/Cepa divulga relatório sobre a situação das culturas em Santa Catarina

Intensas chuvas que provocaram tragédia com mais de 100 mortos em Santa Catarina também afeta a agricultura, especialmente o arroz.

O excesso de chuva em SC foi um evento muito localizado, não ocorrendo em todo o Estado. Atingiu principalmente o Vale do Itajaí, que compreende as regiões de Blumenau e Itajaí, o Litoral Norte (Jaraguá do Sul e Joinville), Litoral Centro (Grande Florianópolis), com impacto menor no Litoral Sul, envolvendo as regiões de Araranguá, Criciúma e Tubarão.

Um problema foi o excesso de chuva que vem ocorrendo de forma recorrente nos últimos três meses, que prejudicou a agricultura de forma geral em todo o Estado, afetando a colheita do trigo e o plantio das safras de verão, principalmente o milho, feijão, soja e o desenvolvimento do fumo. Por outro lado, as enchentes ocorridas na última semana se restringiram às regiões citadas acima.

Os fatores climáticos adversos ocorridos nos últimos meses, como excesso de chuvas, variação brusca de temperatura, excesso de umidade, baixo índice de insolação, dificultaram o preparo de solo e plantio e o desenvolvimento das lavouras de verão. Nas culturas de inverno as intempéries interferiram mais na colheita e na qualidade dos produtos.

O plantio do arroz em todo estado está quase concluído em mais de 98% da área cultivada. Os problemas nas áreas cultivadas são diferenciados, conforme a região, principalmente considerando o estágio atual de desenvolvimento da cultura e a precipitação pluviométrica local. Por esses fatores as regiões mais prejudicadas são as do Baixo e Médio Vale do Itajaí e Criciúma no Sul Catarinense, que detém em torno de 27% da área cultivada em Santa Catarina.

Uma avaliação mais consistente poderá ser efetuada somente após o escoamento das águas, porém, um levantamento preliminar aponta para uma perda de 10 a 12% da produção. Cabe destacar que em alguns casos houve perda total da área plantada, e isso concretamente se constitui em prejuízo para o agricultor, mas, ainda existe a possibilidade de replantio das áreas, o que reduz a quebra de safra.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter