Epagri instala Unidade Demonstrativa de Arroz Crioulo em Bandeirante (SC)

A Epagri de Bandeirante em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura implantou, no dia 18 de novembro, uma Unidade Demonstrativa de Arroz Crioulo na propriedade da família de Vanderlei e Silvane Herbert na comunidade de Novo Encantado em Bandeirante.

Foram semeadas 18 variedades de arroz crioulo provenientes dos municípios de Bandeirante, Princesa, Guaraciaba e Anchieta. São elas: Agulhinha/Lapa/PR, Alfonso Kafer/Maria Preta/Princesa, Arpini/Guaraciaba, Preto/Guaraciaba, Bisutti/Pinheirinho/Princesa, Branco/CH/Anchieta, Catetinho/Lapa-PR, Davi/Guaraciaba, Dorigan/Guaraciaba, Hermes/Bandeirante, Jandir/Guaraciaba, Luizinho/União-Princesa, Mato Grosso/Guaraciaba, Periquito/California-Princesa, Rei/Guaraciaba, Rosa 15/Anchieta, Rosa 87/Guaraciaba e Sauthier/Guaraciaba.

O objetivo é resgatar as sementes crioulas, bem como o uso, conservação e manejo da agrobiodiversidade associada ao conhecimento local, focando principalmente a segurança alimentar das famílias rurais, através do fomento à produção de alimentos saudáveis para o autoconsumo.
Além dos aspectos acima citados esta Unidade Demonstrativa de arroz crioulo servirá para motivar as famílias rurais a voltar plantar arroz para autoconsumo e com isso também implantar o Kit Diversidade, onde já foi implantado no município de Guaraciaba e que seus resultados foram tão positivos que foi escrito um livro sobre o tema.

Serão observados e avaliados nesta Unidade demonstrativa de arroz crioulo alguns aspectos como: a produtividade, adaptação ao solo e clima da região, crescimento e desenvolvimento das plantas, época de floração e encaixamento, resistência a doenças e insetos e aspectos gastronômicos.
Na implantação da Unidade Demonstrativa de arroz crioulo recebeu assessoria e a orientação do facilitador da Microbacia de Guaraciaba, Adriano Canci e será acompanhada pelos extensionistas da Epagri de Bandeirante José Clóvis Moreira e Francisca Freiberger.

Conforme Moreira em Bandeirante estão sendo realizadas várias unidades demonstrativas além desta como em fruticultura e plantas medicinais, sempre com enfoque de incentivar a agroecologia como tecnologia viável a pequenas propriedades. No momento da colheita será realizada um Dia de Campo para ver os resultados obtidos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter