Epagri já atua no Sul do Estado para garantir boa safra de arroz

Com seus 3.350 hectares plantados, a cultura do arroz representa mais de 20% do PIB do município de Praia Grande.

A Epagri já trabalha junto aos agricultores do Sul do Estado para garantir bons resultados na safra de arroz irrigado, que se inicia. No dia 2 de setembro os escritórios da Empresa em Praia Grande e Jacinto Machado promoveram uma reunião conjunta para compartilhar informações para a melhoria na eficiência do sistema produtivo do ceral.

O evento aconteceu na comunidade de Tenente, em Jacinto Machado, e reuniu 17 agricultores dos dois municípios. Eles foram informados sobre a nutrição nos estágios da planta do arroz; os fatores climáticos e as influências sobre a cultura; características em relação aos tipos de solo e adubos disponíveis e manejos culturais positivos em relação ao bom desenvolvimento da lavoura.

“Praticamente um terço dos custos de produção de arroz irrigado são aplicados em adubação, esta foi uma das razões para realização deste evento”, explica Thiago Matujacki Koscrevic, extensionista rural da Epagri em Praia Grande. Ele lembra que outro motivo importante para orientar os agricultores é que muitas doenças manifestadas pela planta são provocadas pelo mal manejo nutricional aplicado.

A reunião técnica foi conduzida pelo extensionista líder do projeto grãos da na região Sul catarinense, engenheiro-agrônomo Douglas George de Oliveira. Ele foi auxiliado por Thiago e pelo extensionista rural Alexandro Roesler, do Escritório Municipal da Epagri em Jacinto Machado.

Com seus 3.350 hectares plantados, a cultura do arroz representa mais de 20% do PIB do município de Praia Grande, onde a média de produtividade fica próxima de 130 sacas. A rizicultura também é a de maior importância econômica na região do Extremo Sul, onde se concentra cerca de 35% da produção catarinense do cereal.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter