Epagri lança boletim técnico sobre rizipiscicultura

A obra, voltada para rizicultores, traz informações sobre o local ideal para o cultivo, variedades de arroz e espécies de peixes que podem ser utilizadas, além dos passos para a implantação dos três sistemas utilizados em Santa Catarina.

A rizipiscicultura – cultivo de arroz irrigado consorciado com a criação de peixe – é tema do mais recente boletim técnico lançado pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

A obra, voltada para rizicultores, traz informações sobre o local ideal para o cultivo, variedades de arroz e espécies de peixes que podem ser utilizadas, além dos passos para a implantação dos três sistemas utilizados em Santa Catarina e os resultados esperados para cada um deles.

Uma das vantagens da rizipiscicultura é que ela é ideal para a produção de arroz orgânico, pois não usa agroquímicos para o controle de pragas e doenças, o que evita a contaminação da água. De acordo com o autor, Gosuke Sato, biólogo aposentado da Epagri/Estação Experimental de Itajaí, o peixe atua nesse sistema como um controlador biológico. Ou seja, ele consome as plantas daninhas e os insetos existentes nos arrozeirais.

A rizipiscicultura é um sistema de cultivo milenar que iniciou na China e se popularizou no sudeste da Ásia. Inicialmente, os peixes utilizados eram as espécies naturais que entravam com a água do abastecimento. Em Santa Catarina, as pesquisas com esse sistema começaram na década de 80.

Para adquirir a publicação, basta entrar em contato com a Epagri pelo telefone (48) 3239 5595, pelo e-mail gmc@epagri.sc.gov.br ou pelo site http://www.epagri.sc.gov.br/.

Mais informações sobre o assunto com o autor pelo e-mail gdsato@brturbo.com.br ou pelo fone (47) 3344 1491.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter