Epagri lança nova variedade de arroz irrigado

Epagri lança nova variedade de arroz irrigado para uso em áreas infestadas de arroz-vermelho, no sistema Clearfield, da Basf. Lançamento acontece dois dias após a Basf romper contrato similar com o Irga, no RS.

Amanhã (12), às 10h, a Epagri/Projeto Arroz Irrigado lança, na Estação Experimental da Epagri de Itajaí, a cultivar de arroz SCS 115 CL que vai viabilizar o controle da principal erva daninha dos cultivos de arroz no Brasil – o arroz vermelho – também conhecido como “pé-de-galinha”.

Esta cultivar foi obtida, como as anteriores, por hibridação realizada na Estação Experimental de Itajaí. Diferencia-se das outras, no entanto, por estar associada a uma nova tecnologia, denominada de Clearfield, fruto de parceria com a empresa Basf. O Sistema Clearfield é que possibilita o controle químico do arroz-vermelho, com a aplicação do herbicida específico Only.

Este sistema, Campo Limpo, como também é chamado, é um importante aliado dos orizicultores, para controle do arroz-vermelho pois esta planta daninha é da mesma espécie que o arroz cultivado, mas com características indesejáveis, tais como a fácil debulha e a baixa qualidade dos grãos. A cultivar SCS 115 CL é resistente ao herbicida Only, que é utilizado no Sistema Clearfield para o controle do arroz-vermelho.

“A nova cultivar possibilita ao agricultor uma oportunidade de solucionar um problema que há décadas provoca elevado prejuízo a sua lavoura”, disse o pesquisador e coordenador do Projeto Arroz da Epagri, Moacir Schiocchet.

O arroz irrigado em Santa Catarina

A cultura do arroz irrigado possui grande importância social e econômica em Santa Catarina. Na safra 2006/07 foram cultivadas aproximadamente 150 mil hectares em mais de 60 municípios catarinenses, com uma colheita superior a um milhão de toneladas de arroz em casca.

Graças ao trabalho de pesquisa e assistência técnica, aliado ao empenho do orizicultor catarinense, a produtividade média do estado que em 1976 era de 2,3 toneladas, ultrapassou os patamares de 7,0 toneladas na última safra, o que coloca o Estado como líder no ranking nacional em produtividade de arroz.

Além do aumento na produtividade, houve melhoria expressiva da qualidade industrial e culinária do arroz catarinense. Hoje as cultivares de arroz da Epagri, competem em igualdade de condições com o arroz produzido no Rio Grande do Sul, considerado até então como o melhor do Brasil.

Em Santa Catarina, o arroz é fonte de renda para mais de 8 mil famílias rurais e gera, entre a produção e beneficiamento, mais de 50 mil empregos diretos e indiretos movimentando aproximadamente um bilhão de reais a cada safra.

O estado de Santa Catarina é reconhecido, também, por produzir a melhor semente de arroz irrigado do Brasil. Das 30 mil toneladas de sementes produzidas na última safra, aproximadamente 12 mil toneladas estão sendo exportadas para outros estados brasileiros desde o Rio Grande do Sul até Rondônia, além de países vizinhos como Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

A Epagri, por meio do Projeto de Arroz Irrigado, lançou e recomendou, em seus 30 anos de existência, mais de 20 novas cultivares de arroz irrigado que, aliadas às pesquisas em adubação, controle das plantas daninhas, pragas e doenças e no manejo do sistema pré-germinado, é líder absoluta no domínio desta tecnologia no Brasil.

Tendo em vista o excelente desempenho das variedades de arroz irrigado da Epagri, é grande a expectativa pelo lançamento desta cultivar, não só pelos produtores catarinenses como pelos produtores de arroz de todo o Brasil e até de países da América do Sul.

O lançamento acontece na Estação Experimental de Itajaí, com a seguinte programação:

09:30 hs – Recepção
10:00 hs – Abertura dos trabalhos
10:15 hs – Apresentação da cultivar SCS 115 CL
10:30 hs – Apresentação do Sistema de Produção Clearfield de Arroz
10:50 hs – Pronunciamento das autoridades
12:00 hs – Almoço

Mais informações: telefone: (47) 3341-5217

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter