Epagri prevê queda de 12% na produção da safra de arroz em SC

Seca, granizo e baixas temperaturas estão entre os motivos. Expectativa foi divulgada durante reunião da Câmara Setorial do Arroz.

A Epagri divulgou projeção de queda de 12% na safra do arroz em 2013. A estimativa foi anunciada pelo pesquisador da Epagri de Itajaí, Domingos Savio Eberhardt, durante reunião da Câmara Setorial do Arroz, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), nesta nesta segunda-feira (29).
saiba mais

Tempestade de granizo prejudica produtores de arroz no Sul de SC

Os motivos da redução na produção, segundo o pesquisador, foram as baixas temperaturas no período reprodutivo no Alto Vale do Itajaí. A aplicação de fungicida falsificado, seca e o excesso de chuva na região de Araranguá, e a incidência de granizo em Forquilhinha e Nova Veneza, também favoreceram para a baixa da produtividade. Além disso, os cultivos também foram atingidos por doenças como o Brusone e Mancha Parda.

De acordo com a projeção da Epagri, no Litoral Norte, a queda está estimada em 7%, no Médio Vale em 10%, Alto Vale, Araranguá e Criciúma, em15%, Tubarão e Grande Florianópolis 5%. A previsão é de colher 955 mil toneladas, cerca de 100 mil toneladas abaixo da safra de 2012. “É uma projeção conservadora”, ponderou Domingos, indicando que a perda real poder ser maior.

Em relação aos preços, de acordo com o analista de mercados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Sérgio Roberto Gomes dos Santos Junior, entre 2011 e 2013 houve aumento. “Um ano atrás operava abaixo do preço mínimo de R$ 25,80. Hoje a saca é negociada a R$ 32. E não há fatores de pressão para queda de preço, a perspectiva é boa”, declarou o analista.

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter