Epagri promove dia de campo de arroz irrigado em Araranguá/SC
Uso racional da água em sistema pré-germinado foi um dos temas abordados
.
Mais de 150 agricultores estiveram no Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá para participar de um dia de campo sobre arroz irrigado. O evento, realizado no dia 30 de março, abordou os desafios do manejo sustentável da água e apresentou técnicas voltadas à gestão e ao uso desse recurso na lavoura arrozeira.
Na primeira das três estações, os participantes conheceram técnicas de manejo da água no sistema de produção pré-germinado. O objetivo foi mostrar como reduzir o consumo da água e destacar a importância dela no controle das plantas daninhas, reduzindo a aplicação de agrotóxicos.
A segunda estação tratou da outorga do direito de uso da água. “Esse tema passará a ser assunto de todos os rizicultores a partir de 2018, pois com a consolidação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá, o agricultor terá direito ao uso da água a partir da outorga”, justifica o engenheiro-agrônomo Douglas Oliveira, da Epagri.
Os participantes também visitaram a lavoura de produção orgânica de arroz da Epagri, onde discutiram sobre as técnicas de produção sem o uso de produtos químicos. “Realmente é difícil acreditar que dá para produzir sem veneno. Só vendo. Parabéns à Epagri por trazer essas informações e fazer a gente despertar para a produção orgânica”, disse o agricultor Marcelo Merini, que saiu de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, para acompanhar o dia de campo.
Douglas Oliveira destaca a importância do evento para a consolidação da produção orgânica no Extremo Sul catarinense. “Os agricultores puderam visualizar as lavouras orgânicas e muitos saíram motivados a iniciar trabalhos em suas propriedades. Mostramos como fazer, mas também que essa é uma opção viável de renda para os rizicultores se manterem na atividade.”
Fonte: Epagri