Epagri realiza dia de campo sobre arroz irrigado em São João do Sul
Os participantes conheceram o cultivar de arroz SCS122 Miura, recém-lançado pela Epagri, e foram orientados sobre adubação nitrogenada e densidade de semeadura.
Cerca de 70 agricultores prestigiaram o dia de campo sobre arroz irrigado realizado em São João do Sul pela Epagri e pela Cooperja. A reunião foi realizada na propriedade do agricultor João Ronaldo de Souza no dia 24 de março. Os participantes conheceram o cultivar de arroz SCS122 Miura, recém-lançado pela Epagri, e foram orientados sobre adubação nitrogenada e densidade de semeadura.
O extensionista Douglas de Oliveira palestrou sobre o cultivar SCS 122 Miura, que tem alto potencial produtivo, tolerância ao acamamento, bom perfilhamento e boa resistência à brusone, principal doença do arroz irrigado. O extensionista Thiago Koscrevic, da Epagri de Praia Grande, falou sobre a rotação do uso de cultivares.
Os participantes ainda foram orientados sobre a aplicação de adubo nitrogenado. “A adubação realizada no momento certo resulta em uso mais eficiente dos fertilizantes pelas plantas. Somando-se a isso, tal manejo leva à diminuição de contaminação do ambiente”, disse Douglas.
O extensionista Adílio da Silva, de São João do Sul, destacou que, para reduzir a ocorrência de pragas e doenças na lavoura, é preciso fazer a aplicação racional de fertilizantes, observando o parcelamento e as fontes a serem utilizadas para a adubação. “A ideia é a promoção da saúde em plantas por meio do manejo nutricional”, explica.
O engenheiro-agrônomo Celito Pescador, da Cooperja, palestrou sobre a densidade de semeadura. Ele explicou que tanto a escassez quanto o excesso de sementes por hectare podem resultar em problemas na lavoura.