Escolas municipais testam produto que poderá fazer parte da merenda escolar em Florianópolis

Receita de pão com farinha de arroz foi desenvolvida por nutricionista.

Uma pesquisa de doutorado pode levar mais saúde à mesa de estudantes da rede municipal de Florianópolis. Depois da inclusão da ostra na alimentação escolar, a Secretaria Municipal de Educação faz testes com um novo produto que, se bem aceito, será introduzido na merenda. O alimento é um tipo de pão feito com farinha de arroz.

Nesta terça-feira, instituições de Florianópolis receberam, na hora do lanche, pão caseiro e bisnaguinha, ambos feitos com farinha de arroz. Quem provou a receita foram crianças nas colônias de férias das creches Ingleses, Dona Cota, Mateus de Barros, Almirante Lucas Boiteux, Maria Nair da Silva e Doralice Teodoro Bastos, e adolescentes na escola Cidade da Criança.

A ideia foi de Angélica Magalhães, nutricionista da secretaria, que fez a sua pesquisa de doutorado sobre o valor nutricional de produtos que contêm o ingrediente. A intenção é que a merenda servida aos pequenos contribua na prevenção da obesidade e do diabetes e na redução do colesterol.

Segundo Angélica, a aprovação foi de 100% em todos os locais. Algumas crianças até chegaram a pedir mais. O alimento será testado novamente nesta quarta-feira.

De acordo com a nutricionista, se o índice de aceitabilidade ficar acima de 90% nas creches e 85% na Cidade da Criança, a Secretaria de Educação deverá abrir um edital para a compra do produto, que será introduzido a partir do segundo semestre deste ano na merenda.

A receita desenvolvida pela nutricionista da secretaria utiliza 30% de farinha de arroz. Com esse ingrediente, o alimento é digerido mais lentamente, sem exigir que o organismo produza insulina de maneira muito rápida. Além disso, parte do amido que não é absorvida funciona como regulador intestinal, ajuda a reduzir o colesterol e melhora a tolerância a lactose.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter