Esforço de Rigotto em favor do arroz é lembrado

O governador Germano Rigotto teve papel importante na redução, pelo Governo Federal, da Tarifa Externa Comum (TEC) para 2% na importação de arroz.

O esforço do governador Germano Rigotto, em 2003, contra a redução, pelo Governo Federal, da Tarifa Externa Comum (TEC) para 2% na importação de arroz foi lembrado na abertura do 6º Congresso Brasileiro de Economia Orizícola e 1º Congresso Latino-Americano de Economia Orizícola, nessa quarta-feira 25, em Porto Alegre. O índice ficou em 4%. Neste ano, o Brasil equilibrou sua necessidade, com a safra de 12,7 milhões de toneladas e o consumo de 12,6 de toneladas. O Rio Grande do Sul obteve 6,3 milhões de toneladas, praticamente metade da colheita nacional.

Ao inaugurar o congresso, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, defendeu que o setor arrozeiro tem de ousar e se voltar para a exportação. O aumento de produtividade de uma tonelada por hectare em quatro anos, projetado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), também foi citado pelo secretário quando se referiu à comercialização do grão. “Não se pode pensar isoladamente em crescimento da produtividade sem se preocupar com mercado”, argumentou.

ORGANIZAÇÃO

Klein mostrou o exemplo dos produtores gaúchos de trigo, que no final do ano passado venderam cereal para a Romênia e países do norte da África. Lembrou a realidade da cadeia do arroz há quatro anos, quando mulheres foram às ruas protestar contra o endividamento de produtores, o excesso de oferta de grão e o conseqüente desequilíbrio de mercado. “Hoje, o setor orizícola está organizado”, elogiou.

O congresso se estenderá até esta sexta-feira 27, no Centro de Eventos Plaza São Rafael. Para esta quinta-feira, estão previstos o painel As perspectivas dos Pólos de Arroz no Brasil e as palestras Distribuição e Consumo do Arroz, Produção Sustentável e Direito Ambiental, A Competitividade na Cadeia Produtiva do Arroz, Usos Alternativos e Subprodutos do Arroz e Prospecção da Economia e do Mercado do Arroz: Uma Abordagem Cíclica.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter