Esperança, fiel parceira
Há também a previsão dos analistas para uma gradual recuperação nos preços
em 2007
.
Após três anos de crise de comercialização, com severos reflexos no campo financeiro, a lavoura de arroz brasileira entra na fase de pós-colheita 2006/2007 com a esperança como fiel parceira. Do ponto de vista tecnológico, trazemos nesta edição da Planeta Arroz boas notícias, como o lançamento de novas e importantes variedades, mais produtivas e tolerantes às condições de clima e pragas, para as próximas safras, identificação de genes responsáveis pela produtividade e maior tolerância às questões ambientais.
Há também a previsão dos analistas para uma gradual recuperação nos preços em 2007, que se torna muito mais positiva no comparativo com os valores de comercialização das safras passadas do que propriamente pelo patamar que deve alcançar – entre R$ 22,00 e R$ 26,00, dizem os especialistas – até o final do ano. Mecanismos de comercialização eficientes e na hora certa e redução do volume de safra e dos estoques públicos são os fatores que interferem decisivamente nessas projeções.
Dentro de três meses, no entanto, muitos produtores já estarão com insumos comprados, terra preparada e aguardando apenas o clima ajudar para voltar a semear. Isso quer dizer que o próximo trimestre deve ser de muita avaliação dos resultados, custos e potencialidades de sua lavoura. Apesar dos fatores climáticos serem vitais na hora da decisão, é importante perceber que, infelizmente, ainda não é hora de aumentar área, mas buscar ganhos em escala.