Estação experimental da Epagri de Itajaí recebe produtores de arroz de Nova Veneza
Na oportunidade, os pesquisadores apresentaram os principais trabalhos de pesquisa na área de arroz irrigado e as novidades do setor para este ano.
Cerca de quarenta agricultores de Nova Veneza participaram de uma excursão na ultima quarta-feira (4) na Estação Experimental de Itajaí. Na oportunidade, os pesquisadores apresentaram os principais trabalhos de pesquisa na área de arroz irrigado e as novidades do setor para este ano. Entres os participantes estavam: produtores de arroz, produtos de sementes, lideranças e técnicos do setor.
Segundo José Alberto Noldin, pesquisador da Epagri, a intenção é lançar duas novas cultivares de arroz para este ano.
– A Epagri está produzindo a semente básica, no próximo ano os produtores de sementes terão produção para atender o mercado.
Ele relata que falta apenas repetir alguns testes finais de cocção para aprovar os novos materiais.
– Os objetivos do programa arroz no Estado são: o aumento de produtividade, a redução de custos, a melhoria da qualidade dos grãos e redução dos impactos ambientais.
O engenheiro agrônomo da Epagri e responsável pelo programa de arroz irrigado de criciúma, Donato Lucetti, os participantes conheceram os processos de obtenção de novas cultivares de arroz, controle de plantas daninhas, controle de pragas e controle de doenças.
– Cerca de quinze pessoas do grupo participaram pela primeira vez e ficaram impressionados com o volume de pesquisa de arroz que a Epagri desenvolve. Muitos jovens disseram que irão adotar algumas das tecnologias apresentadas no cultivo de suas lavouras.
A excursão foi promovida pelo escritório da Epagri em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Associação de Drenagem e Irrigação Santo Izidoro.