Estação Meteorológica reforça Projeto 10 em Dom Pedrito (RS)

Sistema de acompanhamento climático foi inaugurado na sexta-feira, em Dom Pedrito, e dará suporte ao principal programa gaúcho de produtividade e qualidade da lavoura de arroz.

O Projeto 10, que tem por objetivo alcançar alta produtividade na lavoura de arroz do Rio Grande do Sul, ganhou um importante reforço em sua área pioneira no município de Dom Pedrito. Para marcar a Fase 2 do projeto neste município da Região da Campanha, foi instalada e inaugurada uma Estação Meteorológica Automática, capaz de suprir de importantes dados agro-meteorológicos todas as lavouras de Dom Pedrito.

Segundo o presidente da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, Gilberto Raguzzoni, o equipamento foi adquirido graças a uma parceria entre a entidade, que idealizou o Projeto 10 há quatro safras juntamente com o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), e a empresa Serrana Fertilizantes, que fornece o adubo da linha Turbo, utilizado nas lavouras do programa de alta produtividade.

A estação é denominada “Vantage pro Plus com Fan Aspirated Radiation Shield Wireless” e está equipada com Barômetro, Anemômetro, Pluviômetro, Sensores de Temperatura e Umidade Relativa do Ar, Radiação Solar, Radiação UV, Sensação Térmica e Ponto de Orvalho.

Os equipamentos foram instalados na Estância Guatambu, onde em fevereiro acontecerá a 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O equipamento já está em funcionamento e seus dados são transmitidos automaticamente para o computador no escritório da fazenda. Os dados climáticos são atualizados a cada 30 minutos e estarão disponíveis para no site www.estanciaguatambu.com.br.

Estas informações permitirão desenvolver um histórico de dados climáticos, os quais podem ser relacionados com a evolução das diferentes fases da lavoura, gerando importantes referências sobre a interação clima-planta.

O proprietário da Guatambu e presidente da Federarroz, Valter José Pötter, informa que neste contexto, dentre as inúmeras utilidades da Estação Meteorológica, destaca-se o trabalho que será feito através da Embrapa Clima Temperado, no qual será utilizado o método de graus-dia para estimar a data de diferenciação da panícula (DP) de grupos de cultivares de arroz irrigado das lavouras de Dom Pedrito. Desta forma, o produtor poderá estimar o período de ocorrência da DP de sua lavoura, o que permitirá o planejamento, com antecedência, da época de efetuar a adubação nitrogenada de cobertura.

Já existem tratativas no sentido de que a Estação Meteorológica de Dom Pedrito faça parte da Rede Oficial de Estações Meteorológicas, coordenada no Rio Grande do Sul pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), permitindo, por exemplo, que as previsões climáticas sejam baseadas em dados reais do município, aumentando a precisão das informações.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também está trabalhando para interligar todas as Estações Meteorológicas Automáticas existentes no Brasil, para fazer utilizar os dados nas previsões de safra e estabelecer um histórico de comportamento dos dados climáticos em cada ano agrícola.

A estação é capaz de fornecer as seguintes informações:

Temperatura Máxima e Mínima

Umidade Relativa do Ar

Ponto de Orvalho

Velocidade do Vento

Direção do Vento

Deslocamento da Massa de Ar

Máxima Velocidade do Vento

Sensação Térmica em Relação ao Vento

Sensação Térmica em Relação à Temperatura e Umidade do Ar

Sensação Térmica em Relação a Temperatura

Umidade do Ar e Sol

Chuva Diária

Radiação Solar

Energia Solar

Radiação UV

Graus-dia

Evapotranspiração

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter