Estado representa mais de 60% da produção nacional de arroz

O Rio Grande do Sul deverá colher 6,9 milhões de toneladas, uma queda de 12,5% sobre o ano anterior.

O levantamento de safra divulgado, nesta terça-feira, pela Conab, referente à safra 2009/10, mostra que o Estado representa quase 61% da produção nacional de arroz. A produção foi de 11,356 milhões de toneladas, 9,9% menor do que o volume apurado em 2008/09 e 129 toneladas inferior ao levantamento referente ao mês anterior.

Segundo a estatal, a colheita está praticamente concluída no Brasil, restando em torno de 1% a ser colhido. O Rio Grande do Sul deverá colher 6,9 milhões de toneladas, uma queda de 12,5% sobre o ano anterior. A redução da produção foi ocasionada principalmente pelas adversidades climáticas ocorridas no RS, causando o atraso generalizado no plantio (40% da área semeada fora da época recomendada) e conseqüentemente, o prolongamento da colheita e perdas de áreas por inundações.

Como era esperado, o Rio Grande do Sul, teve queda na produtividade (considerando a área plantada), passando de 7.150 kg/há na safra 2009/10 para 6.410, e influenciando fortemente na redução da produtividade nacional, que caiu para 4.101 kg/há, ou menos 5,3%.

Segundo o presidente do Instituto do Rio Irga, Maurício Fischer, mesmo com a ocorrência de fatores climáticos totalmente adversos, os produtores do RS mostraram que ao adotarem alto nível de tecnologia na lavoura, conseguiram minimizar os efeitos desfavoráveis para a implantação da cultura. E ainda irão contribuir com mais de 60% do abastecimento nacional, completou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter