Estados Unidos fazem primeira venda de arroz à China

Negócio acontece em meio à crise comercial e depois de muitos anos de negociações.

 Mesmo em meio a uma guerra comercial entre os dois países, pela primeira vez um importador privado da China realizou a compra de arroz dos Estados Unidos. O anúncio foi feito por um grupo de exportadores norte-americanos, ontem. Em 2017, após anos de negociações, o governo chinês autorizou importações deste produto estadunidense.

O importador chinês comprou dois contêineres, com cerca de 40 toneladas de arroz de grãos médios da Sun Valley Rice, com sede na Califórnia. A venda foi confirmada pelo porta-voz da USA Rice, Michael Klein.

"O arroz foi beneficiado e embalado em sacos para consumo e uso de food service", disse Klein.

A China era um grande comprador de soja e carne suína dos EUA antes da guerra comercial iniciada pela administração Trump. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na segunda-feira que a China concordou em fazer novas compras não especificadas de produtos agrícolas dos EUA depois que ele se reuniu com o presidente chinês Xi Jinping, mas as compras de culturas mais importantes até agora têm sido ilusórias.

Segundo a agência Reuters, não ficou claro se a compra do arroz foi um gesto de boa vontade após a reunião de Trump-Xi.

A operação de arroz segue uma venda de 544 mil toneladas de soja dos EUA para a China, confirmada na semana passada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a maior venda desde março.

A China é o maior produtor e consumidor de arroz do mundo, produzindo 148,5 milhões de toneladas de grãos na safra 2018/19 e importando 3,5 milhões de toneladas.

Os Estados Unidos produziram 7,1 milhões de toneladas de arroz em 2018/19 e exportaram menos de 3 milhões de toneladas.

Autoridades chinesas concordaram em permitir importações de arroz dos EUA em julho de 2017, após anos de negociações. Mas uma disputa comercial de quase um ano entre os dois países ameaçou a primeira venda.

"Parecia perigoso para nós por um tempo, com a hostilidade indo e voltando … Estávamos prestes a ter um mercado, e vimos ele ser arrebatado, ou assim pensamos", disse Klein.

A Sun Valley Rice espera que o acordo estabeleça as bases para mais vendas de arroz dos EUA para a China no futuro, disseram representantes.

"A Sun Valley tem sido líder quando se trata de comércio agrícola com a China, estamos dando os primeiros passos, disse Karen Leland, diretora de marketing da Sun Valley.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter