Estância Guatambu é referência nacional

O agropecuarista Valter José Pötter salienta o empreendedorismo de programas como o Projeto 10, do Irga, que duplica a capacidade de produção da lavoura.

A Estância Guatambu, localizada às margens da BR-293, no km 263, em Dom Pedrito (RS), é uma referência em tecnologia na produção do arroz no Rio Grande dp Sul e, portanto, nacional. Para o evento, serão utilizados 630 do total de 3,5 mil hectares da propriedade. São cultivados 650 hectares de arroz, 450 hectares de soja, 100 hectares de sorgo e 30 hectares de milho, além do rebanho bovino que soma 5 mil animais.

O arroz irrigado é a cultura mais antiga da propriedade, sendo cultivada desde 1960.

O agropecuarista Valter José Pötter salienta o empreendedorismo de programas como o Projeto 10, do Irga, que duplica a capacidade de produção da lavoura. Desde a implantação do projeto há quatro anos, a produtividade saltou de 7 mil quilos por hectare para 9,2 mil.

– Aplicamos tecnologia há mais de 30 anos, e o Projeto 10 há 4 anos, o que atrai anualmente mais de mil pessoas para conhecer as instalações da Guatambu. E agora é a oportunidade do público conferir nosso trabalho – afirmou, reconhecendo que o uso de tecnologia de ponta tem reflexo direto no desempenho da lavoura.

Como gestor da empresa rural modelo na aplicação de tecnologia no campo no Estado, Pötter colhe o resultado da diversidade e tecnologia na produção. O líder rural acredita na possibilidade de que o governo federal anuncie neste domingo medidas concretas de apoio aos arrozeiros gaúchos. No ano passado, a safra gaúcha de arroz chegou a 6,3 milhões de toneladas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter