Estiagem reduz plantio em 28%
Mesmo com a volta de chuvas intensas sobre o Rio Grande do Sul neste sábado 16, a estiagem que se prolonga desde o final de 2003 afetará a área plantada na Fronteira.
Mesmo com a chuva do início da última semana em Uruguaiana (RS) – em algumas áreas foram acumulados 60 milímetros -, a redução local do plantio chegará a 28%. A estimativa é do responsável regional do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) na Fronteira-Oeste, Gustavo Hernandes.
– A chuva ajudou no arroz que já estava semeado. Para quem vai plantar tem que chover bastante em pouco tempo, disse.
A expectativa do Irga é de que sejam plantados 52 mil ha com a cultura. Em ano ‘bom’, com barragens cheias, o município responde por aproximadamente 75 mil ha. No ano passado foi plantado este número, mas colhido 72 mil ha, afirma o agrônomo da equipe de Fitotecnia do Irga, em Cachoeirinha, antigo responsável pelo escritório da região, Alexandre Lima. ‘A projeção é do levantamento do Irga de setembro, que já está defasado.’
Uruguaiana deve plantar 65 mil hectares e Barra do Quaraí 18 mil hectares, porque tradicionalmente na região o produtor planta além da capacidade de água apostando na chuva.’ Em novembro, acrescenta, sairá novo levantamento. Em Uruguaiana, o arrozeiro está retornando a áreas de várzea devido a ferramentas como a cultivar do Irga 422 CL, que controla o arroz vermelho. A produtividade na safra 2003/04 foi de 7,35 t/ha; 6,84 em Barra do Quaraí. O levantamento aponta redução de 8,6% na área de plantio no RS. Na safra anterior, a lavoura ocupou 1,041 milhão de ha.


