Estoques de arroz alcançam recorde e trigo atingem o maior nível na Índia
(Por Planeta Arroz) As reservas governamentais de arroz, incluindo o grão em casca não beneficiado, totalizaram um recorde de 63,09 milhões de toneladas em 1º de abril, superando em muito a meta do governo de 13,6 milhões de toneladas.
Os estoques maiores de arroz permitiriam à Índia aumentar as exportações sem comprometer o abastecimento doméstico, disseram autoridades do comércio e da indústria.
“A FCI está retendo muito mais arroz do que o necessário. O governo agora tentará incentivar as exportações para evitar comprar mais da safra da nova temporada”, disse um importante exportador da cidade de Calcutá, no leste do país.
A Índia é o maior exportador mundial de arroz e responde por cerca de 40% das exportações globais de arroz
TRIGO
As reservas de trigo da Índia aumentaram significativamente. Os armazéns do governo agora mantêm o maior nível de estoques de trigo dos últimos três anos. Isso alivia as preocupações com o abastecimento doméstico. Reservas maiores podem ajudar a controlar os aumentos de preços. A Food Corporation of India pretende comprar 31 milhões de toneladas de trigo em 2025. As reservas de arroz também estão altas, o que pode impulsionar as exportações.
Os estoques de trigo da Índia nos armazéns do governo subiram 57%,
atingindo o maior nível em três anos no início da nova safra deste mês, segundo dados oficiais, aliviando as preocupações com a oferta que levaram os preços domésticos a um pico histórico no início deste ano.
Estoques iniciais mais altos ajudarão o governo federal a controlar quaisquer picos de preços ainda este ano, mesmo que a Food Corporation of India (FCI), a empresa estatal responsável pelos estoques, tenha diculdades para cumprir sua meta de aquisição de trigo no mercado interno.
As reservas de trigo nos celeiros estatais atingiram 11,8 milhões de toneladas em 1º de abril, bem acima da meta do governo de 7,46 milhões de toneladas, mostraram os dados.
Os estoques de trigo estão mais de 4 milhões de toneladas acima do mesmo período do ano passado. “Mesmo que eles não atinjam a meta de compra de trigo deste ano, como aconteceu no ano passado, ainda terão muito para vender no mercado aberto”, disse um corretor de Nova Déli de uma empresa de comércio global.
A FCI pretende comprar 31 milhões de toneladas de trigo dos agricultores em 2025. No ano passado, a meta era de 30 a 32 milhões de toneladas, mas conseguiu adquirir apenas 26,6 milhões de toneladas. As colheitas decepcionantes dos últimos três anos e as compras menores da FCI elevaram os preços do grão básico e aumentaram as expectativas de que a
Índia possa ser forçada a importar trigo pela primeira vez em sete anos. O
governo tem resistido até agora aos apelos por importações. Este ano, o período de aquisição de trigo começou forte, com as compras da FCI bem à frente de onde estavam durante o mesmo período em 2024.