Estoques de arroz da Conab caem para 629,4 mil t
Os estoques de arroz da Conab caíram para 629.339 toneladas após a seqüência de leilões interrompida na semana passada e 629,3 estão no Rio Grande do Sul.
Desde maio, a Conab vem realizando leilões para estabilizar o preço do arroz no mercado interno. Os estoques de arroz da Conab caíram para 629.339 toneladas após a seqüência de leilões interrompida na semana passada.
Deste total, 626.915 toneladas estão depositadas no Estado do Rio Grande do Sul, o que corresponde a mais de 99% do total. Pequenos e inexpressivos volumes estão depositados nos Estados de Santa Catarina, Paraná, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Ceará.
A Conab tomaria uma decisão acertada em interromper em definitivo os leilões até o ingresso da próxima safra 2008/2009, dada a dificuldade que certamente terá em recompor estoques de arroz em 2009, ao contrário da tendência para outros grãos, como o milho e o trigo, sob forte pressão baixista.
Caso esteja planejando manter a capacidade mínima de intervir no mercado em 2009, a recomposição de estoques será uma tarefa dificultada pelo cenário de preços muito acima do mínimo de garantia do governo, no caso do arroz.