Estoques de arroz da Índia alcançam recorde histórico
(Por Planeta Arroz, com agências) Os estoques de arroz da índia atingiram um recorde no início de janeiro, alcançando oito vezes a meta estipulada pelo governo, enquanto os estoques de trigo continuaram a se esgotar, já que os comerciantes pediram aos governantes para aumentar as ações voltadas à oferta deste cereal em meio à escassez no mercado local.
Os estoques mais altos de arroz permitiriam que o maior exportador mundial do grão acelerasse as exportações. No entanto, a diminuição dos estoques de trigo provavelmente impedirá o governo de liberar mais estoque para os consumidores em massa.
As reservas de arroz em unidades de armazenamento estaduais, incluindo arroz em casca (paddy), totalizaram 60,9 milhões de toneladas métricas em 1º de janeiro, em comparação com a meta do governo de 7,6 milhões de toneladas, dados compilados pelo Food Corporation of Índia.
Enquanto isso, as existências de trigo em 1º de janeiro ficaram em em 18,4 milhões de toneladas contra 13,8 milhões de toneladas esperadas, mas estava muito abaixo da média de cinco anos de 26,7 milhões de toneladas.
Os estoques de arroz atingiram um nível alarmantemente alto, disse um exportador com sede em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, no sul do país. A aquisição da paddy ainda está em andamento em alguns estados, o que complicará ainda mais a tarefa do governo de criar espaço de armazenamento e descartá-los por meio de esquemas de bem-estar e ação social, disse ele.
As exportações indianas de arroz ganharam impulso depois que Nova Délhi removeu a maioria das restrições em setembro e outubro.
Os estoques de trigo não estão confortáveis, considerando que o governo tem vendido muito menos no mercado aberto do que no ano passado, disse um revendedor de Mumbai com uma casa comercial global.
O governo planeja vender 2,5 milhões de toneladas de trigo de reservas estatais para consumidores a granel no ano que termina em março de 2025, em comparação com 10 milhões de toneladas na temporada anterior.
“As fábricas de automóveis estão agora buscando suprimentos do governo para continuar suas operações. Ações suficientes não estão disponíveis no mercado aberto”, disse o revendedor.
Os preços do trigo na índia saltaram para um recorde no início desta semana devido à forte demanda em meio a oferta limitada. Enquanto isso, os preços de exportação do arroz caíram ao menor patamar em 19 meses.
A transição do clima de El Niño para La Niña, com vários meses de transição sob condição neutra, favoreceram à produção na Ásia. Os preços mantidos artificialmente, pelo processo de renovação de estoques e retenção das exportações provocado pela pandemia de Covid-19, ajudaram a fortalecer as existências de grãos na Índia, muito especialmente o arroz.