Estoques de arroz da Índia atingem recorde e triplicam meta do governo
(Por Planeta Arroz) Os estoques de arroz da Índia atingiram uma alta histórica de 29,7 milhões de toneladas métricas em novembro, disseram fontes na sexta-feira, quase três vezes a meta do governo, à medida que as restrições à exportação impostas nos últimos dois anos aumentaram a oferta local. Estoques maiores permitiriam que o maior exportador de arroz do mundo aumentasse os embarques sem se preocupar com o fornecimento doméstico, que foi limitado no ano passado e levou Nova Déli a restringir as exportações de todos os tipos.
As reservas de arroz nos celeiros estaduais totalizaram 29,7 milhões de toneladas no início deste mês, um aumento de 48,5% em relação ao ano passado, disseram as fontes que não quiseram ser identificadas, de acordo com as regras oficiais.
Em meio a silos de grãos transbordando, os agricultores indianos colheram uma safra recorde de arroz de 120 milhões de toneladas na temporada de verão deste ano, o que representa quase 85% da produção total de arroz.
Com a chegada da nova safra, os estoques da Food Corporation of India (FCI), a armazenadora estatal, devem aumentar ainda mais nos próximos meses, aumentando as preocupações com o armazenamento no segundo maior produtor de arroz do mundo.
A FCI deve comprar 48,5 milhões de toneladas do novo arroz semeado no verão no ano de comercialização que começou em 1º de outubro, acima das 46,3 milhões de toneladas compradas de agricultores em 2023-24.
“Os estoques de arroz estão substancialmente maiores, e os níveis de estoque só aumentarão por causa da produção abundante na nova temporada”, disse um alto funcionário do governo.
As abundantes chuvas de monções deste ano também levaram os agricultores a expandir as áreas de plantio.
Preocupada com chuvas de monções irregulares, a Índia impôs restrições à exportação no ano passado. No entanto, Nova Déli permitiu exportações de todos os tipos, exceto arroz 100% quebrado, este ano.
A remoção das restrições à exportação aceleraria as exportações nos próximos meses e reduziria a pressão do governo para adquirir arroz, disse BV Krishna Rao, um exportador.
Agricultores dos estados produtores de Punjab e Haryana, na Índia, reclamam que a FCI diminuiu suas compras da safra de arroz da nova temporada devido a problemas de armazenamento, forçando os produtores a esperar nos mercados atacadistas de grãos.