Estoques de arroz da Índia atingem recorde histórico

 Estoques de arroz da Índia atingem recorde histórico

APP18-160325 MULTAN: March 16 – Labourers are spreading rice in the field for drying purposes. APP/TVE/TZD

(Por Planeta Arroz, com agências) Os estoques de arroz da ÍNDIA nos armazéns do governo aumentaram 15 por cento em relação ao ano passado, atingindo um recorde no início de julho, enquanto os estoques de trigo atingiram um pico de quatro anos, impulsionados pelo aumento das compras dos agricultores, mostraram dados oficiais ontem.

Estoques recordes de arroz ajudarão o maior exportador do mundo a aumentar as remessas, enquanto uma melhora nos estoques de trigo ajudará o governo federal a controlar quaisquer picos de preços no final deste ano, aumentando as vendas no mercado aberto.

As reservas estaduais de arroz, incluindo arroz em casca não beneficiado, totalizaram um recorde de 55,66 milhões de toneladas métricas em 1º de julho, superando em muito a meta do governo de 13,5 milhões de toneladas para 1º de julho.

Os estoques de trigo estavam em 35,9 milhões de toneladas em 1º de julho, bem acima da meta do governo de 27,6 milhões de toneladas e o maior desde 2021, mostraram os dados.

Um negociante de uma empresa de comércio global sediada em Nova Déli, falando sob condição de anonimato porque o negociante não estava autorizado a falar publicamente, descreveu os estoques como “alarmantemente altos”, acrescentando que exportações ainda maiores, de 2 a 3 milhões de toneladas, pouco fariam para reduzi-los.

A Índia, que responde por cerca de 40% das exportações globais de arroz, removeu as últimas restrições à exportação do grão em março de 2025.

A Associação de Exportadores de Arroz espera que as remessas da Índia aumentem em quase 25% em relação ao ano anterior, para um recorde de 22,5 milhões de toneladas neste ano.

Colheitas decepcionantes nos últimos três anos e compras menores pela Food Corporation of India, a agência estatal que compra grãos de alimentos dos agricultores, aumentaram os preços e aumentaram as expectativas de que a Índia pode ser forçada a importar trigo pela primeira vez em sete anos.

Este ano, no entanto, o governo adquiriu 29,9 milhões de toneladas de trigo dos agricultores, o maior número em quatro anos, de acordo com dados da Food Corporation of India.

Como resultado, o país deverá ser capaz de atender à demanda interna sem importações.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter