Estoques de arroz da Índia atingem recorde histórico, trigo atinge pico em quatro anos

 Estoques de arroz da Índia atingem recorde histórico, trigo atinge pico em quatro anos

(Por Planeta Arroz, com agências) As reservas de arroz da Índia em armazéns do governo aumentaram mais de 14% em relação ao ano anterior, atingindo uma alta histórica no início de setembro, enquanto os estoques de trigo atingiram um pico de quatro anos devido ao aumento das compras dos agricultores, mostraram dados oficiais na quarta-feira.

Espera-se que o estoque abundante de arroz sustente maiores exportações do maior fornecedor mundial, enquanto a reserva de trigo dá ao governo espaço para evitar picos de preços no final deste ano por meio de vendas no mercado aberto.

Em 1º de setembro, as reservas estaduais de arroz, incluindo arroz em casca não beneficiado, atingiram o recorde de 48,2 milhões de toneladas, muito acima da meta governamental de 13,5 milhões de toneladas estabelecida em 1º de julho. Os estoques de trigo atingiram 33,3 milhões de toneladas, superando confortavelmente a meta de 27,6 milhões de toneladas.

“As exportações de arroz estão aumentando. A Índia deve exportar um volume recorde este ano, mas os estoques continuam altos devido à safra recorde do ano passado”, disse um negociante de Nova Déli de uma empresa de comércio global.

A Índia, que fornece cerca de 40% do arroz do mundo, suspendeu a última de suas restrições à exportação em março de 2025. A Associação de Exportadores de Arroz espera que as remessas aumentem quase 25% ano a ano, para um recorde de 22,5 milhões de toneladas em 2025.

No entanto, com a nova colheita de arroz prevista para chegar no mês que vem, as agências governamentais podem enfrentar desafios de armazenamento, alertou o revendedor.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter