Estoques de arroz na Tailândia somam 12 mi de t, mas exportações devem

220 mil toneladas do grão de menor qualidade, voltado para uso industrial, devem ir a leilão na próxima quinta-feira, 31 de março.

Os estoques de arroz em posse do governo na Tailândia alcançam cerca de 12 milhões de toneladas. Adquiridos pelo governo anterior durante um programa de compra subsidiada, a atual gestão busca desovar os estoques no mercado internacional. Conforme o diretor do Departamento de Comércio Exterior do país, Duangporn Rodphaya, 418 mil toneladas de arroz de boa qualidade foram negociadas com 14 compradores, a um preço total de US$ 125,8 milhões, enquanto outras 220 mil toneladas do grão de menor qualidade, voltado para uso industrial, devem ir a leilão na próxima quinta-feira, 31.

O diretor afirma que o Departamento está trabalhando num plano para liberar os estoques rapidamente e este deve ser concluído nas próximas duas semanas. Negociação direta com outros governos é um dos principais objetivos do plano, com foco na China, Filipinas, Malásia, além de países no Oriente Médio e África. Ainda assim, as exportações do país deverão ser inferiores aos níveis registrados no ano passado, quando somaram 9,79 milhões de toneladas.

Apesar de um começo de ano forte nas exportações, com alta de 27% ante o ano anterior e 2,64 milhões de toneladas embarcadas até o momento, Rodphaya afirma que a meta de exportação do governo continua em 9,5 milhões de toneladas em 2016. A Tailândia deverá colher 17,5 milhões de toneladas de arroz, em base casca, em suas duas safras na atual temporada.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter