Estoques de arroz no Rio Grande do Sul podem passar de 40% da safra

Somando produto da Conab, estoques privados levantados pelo Irga e mais as importações, Rio Grande do Sul deve ter mais de 2,5 milhões de toneladas de arroz estocadas.

A divulgação, pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na manhã desta quarta-feira (14/11) de que os estoques privados de arroz no estado chegam a 1,180 milhão de toneladas, rapidamente repercutiu no mercado e gerou a estimativa de que o equivalente a mais de 40% da safra passada ainda está estocada. Somando os estoques apurados pelo Irga, mais o da Conab e mais o das indústrias e importações, pelo menos 2,5 milhõs de toneladas ainda estão nos armazéns gaúchos. Essa informação, que confirmaria a razão dos preços que já estão abaixo do mínimo de R$ 22,00 em várias regiões, explicaria o cenário atual do mercado.

Ontem também circulou na cadeia produtiva do arroz a informação ainda não confirmada pela Conab de que os leilões de VEP foram temporariamente suspensos. Um grande investidor da área, acompanhado pelas indústrias, não gostou dos prazos diferenciados entre o produto que será exportado e o que seguirá para o Norte do país.

O Instituto Riograndense do Arroz realizou, entre os dias 05 e 07 de novembro, pesquisa sobre os estoques disponíveis para comercialização em posse dos produtores do Rio Grande do Sul. O objetivo deste levantamento foi de verificar o quanto de arroz ainda havia disponível para comercializar até o fim do ano comercial (fevereiro de 2008).

Foram entrevistados produtores de todas as seis regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul, sendo que a pesquisa apresentou um nível de confiança de 95%. O resultado indicou que os produtores mantêm cerca de 18,6% de estoques em relação à safra 2006/2007, significando um volume total de arroz de 1,180 milhão de milhões de toneladas. O estudo evidenciou que a região da Depressão Central concentra o maior volume disponível do cereal, seguido pela Fronteira Oeste.

A partir deste estudo o IRGA projetou os estoques de passagem do mercado de arroz no Brasil, os quais devem totalizar no mês de fevereiro de 2008 um volume de 570 mil toneladas. A pesquisa completa com os resultados e a metodologia utilizada poderá ser visualizado em http://www.irga.rs.gov.br/arquivos/20071113160550.pdf .

Com informações do Irga e do mercado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter