Estudantes camaquenses criam projeto que produz papel através de palha de arroz
Jovens têm o objetivo de sensibilizar a comunidade a preservar o meio ambiente, através da reutilização da palha do arroz.
Os alunos Pâmela Holz e Valci Klohs, da escola Alfredo Jacobsen, que fica na localidade de Boa Vista (8º distrito), em Camaquã, desenvolveram um projeto que produz papel através de palha de arroz. A pesquisa foi divulgada na X Feira de Ciências do IFSul Camaquã (FECIC). O trabalho dos estudantes é coordenado pela professora Cleni dos Santos Ribeiro
De acordo com os pesquisadores, os resíduos do arroz podem ser transformados em papel, através da inclusão de novas substâncias e métodos inovadores. O objetivo da pesquisa é que se incentive uma sensibilização dos jovens na preservação do meio ambiente, a partir da reutilização da palha de arroz.
As finalidades dos papéis são para trabalhos escolares, convites e lembrancinhas artesanais. Além disso, o projeto pretende se expandir para a produção de papel ecológico, onde serão acrescentadas sementes de árvores nativas, resultando na germinação de uma nova planta, ao invés de simplesmente ir para o lixo.