Estudo comprova queda do PIB agropecuário em 2005

Só a agricultura registra retração superior a 8% do PIB.

A crise da agropecuária está consolidada, comprova estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP). Com base nos resultados do setor acumulados entre janeiro e junho, o estudo permite projetar qual será o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária e do agronegócio em 2005, e as estimativas não são positivas.

Somente a agricultura registra retração de mais de 8%. Dados relativos ao faturamento dos 25 principais produtos da agropecuária até julho, medidos por meio do conceito de Valor Bruto da Produção (VBP), indica queda de mais de 10%. Os dados completos desses estudos serão apresentados amanhã, em entrevista coletiva na sede da CNA.

Também serão divulgados os mais recentes dados das exportações do agronegócio brasileiro, que embora registre novos recordes, mostra também clara perda de fôlego. As remessas de produtos do agronegócio continuam apresentando crescimento, tanto em valor quanto em volume, mas sem o vigor que havia no ano passado, com índices de crescimento bem mais modestos.

Os dados completos dos três estudos serão apresentados nesta quinta-feira (22-09) às 14h30 na sede da CNA, em Brasília (DF), pelo chefe do Departamento Econômico (Decon), Getúlio Pernambuco; e pelo chefe do Departamento de Assuntos Internacionais e de Comércio Exterior (Decex) da CNA, Antônio Donizeti Beraldo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter