Estudo: os consumidores pagam mais pelo arroz produzido de forma sustentável

 Estudo: os consumidores pagam mais pelo arroz produzido de forma sustentável

Valor agregado à produção sustentável

Um estudo recente descobriu que os consumidores vietnamitas são mais propensos a pagar um prêmio pelo arroz produzido de forma sustentável..

O estudo foi realizado por pesquisadores do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), da Universidade Hue e da Universidade de Ghent e foi publicado na Food Policy, uma revista internacional de economia agrícola.

Testou a resposta dos consumidores vietnamitas urbanos a rótulos de produção sustentáveis em arroz. Através de experimentos comportamentais de mercado, eles provocaram a disposição dos consumidores em pagar pelo arroz produzido e rotulado sob o padrão nacional de produção sustentável “VietGAP” em um supermercado na cidade de Can Tho, no delta do rio Mekong. Os pesquisadores também examinaram as condições que tornam os consumidores dispostos a pagar mais por arroz sustentável certificado.

Eles descobriram que os consumidores estavam dispostos a pagar prêmios de preço de 9% por arroz certificado de forma sustentável, além do preço do arroz regular. Estes prémios aumentaram ainda mais até 33% quando foram informados sobre o significado do rótulo dos produtos produzidos de forma sustentável e onde exatamente o arroz foi produzido. Os consumidores que se consideram conscientes do meio ambiente e da saúde tendem a ser mais receptivos a rótulos de produção sustentáveis.

De acordo com o IRRI, como um dos principais produtores e exportadores de arroz do mundo, existe uma necessidade urgente de o Vietnã promover a agricultura sustentável de arroz.

“O Delta do Rio Mekong está enfrentando sérios desafios ambientais devido ao uso excessivo de agroquímicos na produção de arroz”, disse Matty Demont, economista sênior do IRRI. "As recentes preocupações com a segurança alimentar podem ter alimentado a demanda dos consumidores vietnamitas pela certificação de práticas de produção sustentáveis na agricultura".

O estudo também descreve os caminhos para os decisores políticos vietnamitas na sua reestruturação em curso do sector doméstico de arroz para melhorar a sua sustentabilidade, reputação e competitividade de qualidade nos mercados internacionais.

A pesquisa foi financiada com doações recebidas do Fundo Especial de Pesquisa da Universidade de Ghent e da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC) através do Projeto de Fechamento do Rendimento de Arroz na Ásia com a Pegada Ambiental Reduzida (CORIGAP).

O IRRI disse que se engaja propositadamente com instituições globais de pesquisa agrícola, empresas agroalimentares, setor público e organizações da sociedade civil para informar políticas e estabelecer padrões de referência para transformar a produção e o marketing de alimentos. Isso faz parte do estabelecimento de padrões sustentáveis de arroz por meio da Plataforma de Arroz Sustentável, organizada pelo Meio Ambiente das Nações Unidas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter