EUA: Exportação norte-americana registra maiores embarques de arroz em um mês
(Por Dwight Roberts, USRiceProducers) A colheita em Arkansas chegou ao fim e nos EUA quase está na linha de chegada. Com menos de 10% da safra pela frente, a história não mudou muito desde o início. Os rendimentos são altos, a qualidade é baixa e a redução de 15% prevista desde o início parece ser bastante precisa. Na verdade, o Outlook Rice de outubro aponta a redução em pouco mais de 16% do que no ano passado, em 190,5 milhões de cwt. Há relatos de arroz danificado nas barcaças que foram encaminhadas para o navio iraquiano e, apesar dos problemas, o navio carregou.
A esperança de angariar mais negócios de arroz beneficiado do Iraque está sumindo, já que os iraquianos encontraram fornecedor na Tailândia para suas necessidades de grãos longos no curto prazo. Existe a possibilidade de que os negócios voltem no primeiro semestre de 2022, mas até lá, as vendas do beneficiado estarão voltadas ao Haiti e o mercado interno.
A chuva finalmente chegou à Califórnia, e a previsão no oeste mostra céu nublado e chuva durante toda a semana. O USDA aumentou a expectativa de rendimento da Califórnia para 8.900 libras por acre de acordo com a indústria. Rendimentos como esse se aproximariam de níveis recordes e seriam muito úteis para compensar os acres perdidos devido à seca.
A falta de contêineres continuam sendo um obstáculo no Porto de Oakland, para onde vai a maioria das exportações de grãos médios da Califórnia. Os preços estão firmes quando a colheita chega ao fim e a chuva alcança as zonas de produção.
Na Ásia, os preços não mudaram desde a semana passada e o mercado está firme. As vendas não mostram muito enfraquecimento, já que os preços do Viet superam os tailandeses agora, em $ 435 / MT e $ 390 / MT, respectivamente. A Índia continua a fazer carregamentos à medida que liquida sua terceira safra recorde consecutiva a preços em torno de US $ 360 / MT.
Um relatório recente do GAIN sobre a China revela que a Índia é agora o seu principal fornecedor, embora quase todo o produto, 97% dele, seja arroz quebrado. Isso é um indicativo da necessidade de ração animal no gigante asiárico, e quebrados baratos da Índia se encaixam perfeitamente nesta demanda. Oficialmente, os dados mostram que o maior ano de importação da China foi em 2017, no valor de 3,99 MMT. Até agora, em 2021, a China importou 3,2 MMT, ou quase 400 TMT por mês. Isso os coloca no ritmo para 4,8+ MMT em dezembro.
Do outro lado da moeda, as exportações chinesas desaceleraram em mais de 15% desde o ano passado, em grande parte devido à perda de clientes para a Índia por causa de seus preços mais competitivos. Portanto, a China não está apenas comprando mais arroz indiano (brokens) como um substituto para o milho em sua matéria-prima, mas também não pode exportar seu arroz mais caro porque a Índia também está conquistando seus clientes.
Os relatórios mostram que os preços domésticos chineses estão respondendo e caindo, mas será necessário um evento significativo para competir com a terceira safra recorde da Índia em três anos.
As vendas de exportação nesta semana mostram vendas líquidas de 81.400 toneladas, um aumento de 54% em relação à média de quatro semanas. O México adquiriu 47.800 MT, Honduras (17.100 MT), El Salvador (9.000 MT), com quantidades menores da Jordânia e Canadá. As exportações de (68,100 MT) aumentaram visivelmente em relação à semana passada, e 79% sobre a média de quatro semanas. Este é o resultado dos embarques para o Iraque (32.900 MT), Haiti (25.600 MT), Canadá (4.000 MT), México (3.100 MT) e Jordânia (1.000 MT).
O aumento de 54% nas vendas de exportação da média de quatro semanas é uma boa notícia para os agricultores, especialmente uma venda necessária para o Haiti de 25.600 toneladas métricas. O caos político instável trouxe questões de segurança e uma diminuição nas exportações de arroz da Louisiana, especialmente durante os últimos três meses.
A instabilidade ameaça o maior mercado da Louisiana. De acordo com a Supreme Rice Mill, um em cada três grãos de arroz produzidos na Louisiana é exportado para o Haiti. Os esforços bem-sucedidos da South Louisiana Rail Facility foram vitais para os produtores de arroz da Louisiana, graças às 200.000 toneladas de exportação de arroz para o México e América Central que sustentam os preços no sul da Louisiana e no leste do Texas.
As iniciativas de marketing continuam a produzir resultados positivos no porto de Lake Charles e por trem do SLRF perto de Lacassine até o México. Na próxima semana, um navio deve chegar ao porto para começar a carregar um carregamento de 30.000 toneladas com destino a Honduras.