EUA: fortes vendas de exportação de arroz em casca

 EUA: fortes vendas de exportação de arroz em casca

(Foto Divulgação)

(Por Dwight Roberts, consultor USRPA) Nos Estados Unidos, o foco da área orizícola está voltado para uma safra que deve ser pelo menos 15% menor do que a colhida no ano passado. O otimismo ainda reina em Arkansas, onde a colheita deve estar a todo vapor nas próximas duas semanas. Louisiana e Texas continuam a ter relatórios sólidos saindo de seus quadros também. O mercado de arroz beneficiado e o mercado de grão em casca se bifurcaram, e isso é aumentado pelas lutas pelo arroz beneficiado no Haiti.

Enquanto comemorávamos as vendas na semana passada, o setor lamentava a retirada de 22.000 toneladas métricas das vendas anteriores como resultado da turbulência política. E, como afirmamos no passado, as 120.000 toneladas métricas de negócios no Iraque eram o que as usinas precisavam, mas é preciso conquistar mais negócios para manter as cotações nos atuais patamares.

Por outro lado, as vendas de arroz para a América Central e do Sul permaneceram fortes e são uma ajuda significativa à medida que a indústria se prepara para a nova safra. Isso é apoiado pelo relatório de vendas de exportação do USDA desta semana.

No mercado doméstico, no Texas, os preços são relatados em $ 14,33 / cwt (45,36kg) e na Louisiana em $ 12,96. Mississippi, Arkansas e Missouri permanecem em US $ 14,50 – US $ 15 CIF NOLA e chegarão mais perto de faixas mais exatas assim que a colheita começar.

Na Ásia, os preços estão voltando a uma faixa equivalente às médias históricas. Os preços indianos permanecem na faixa de US $ 380 / mt, enquanto os preços tailandeses subiram ligeiramente para US $ 395 / mt, e o Viet atingiu o pico de US $ 400 / mt novamente, pela primeira vez em várias semanas.

A suposição é que o arroz Viet aumentou mais devido à conquista da maioria dos negócios filipinos, mas provavelmente veremos os preços tailandeses subirem nas próximas semanas também.

O relatório semanal de vendas de exportação líquidas do USDA mostra vendas líquidas de 79.500 toneladas métricas, um aumento de 84% em relação à semana passada. Do total, 57.240 toneladas foram grãos longos. Dos grão longos, 38.500 toneladas, ou 67%, era arroz em casca, corroborando ainda mais a importância das exportações de matéria-prima. O arroz branco e integral de grãos longos foi para o México, Canadá, Costa Rica e Arábia Saudita. As 22.300 toneladas de grãos médios foram todas para a Coreia do Sul.

As exportações totalizaram 81,9 mil toneladas, o que representa uma queda de 11% em relação à semana anterior. 50.900 toneladas métricas, ou 62% das quais, eram grãos longos em casca. Os grãos longos brancos ou integrais somaram 26.400 toneladas, e apenas 4.700 toneladas de grãos médios foram registradas.

FUTURO

O mercado futuro teve um volume médio diário de 934 contratos, que é 27% menor do que na semana passada, e juros em aberto de 7.687, o que está no mesmo nível dos números da semana passada. O limite inferior da semana passada caiu a $ 13,18 e a alta desta semana foi de $ 13,68. O mercado está negociando lateralmente, na expectativa de potenciais novos negócios no Iraque em face de novos suprimentos de safra.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter