Evento reúne 150 produtores de arroz da região Norte em Joinville

 Evento reúne 150 produtores de arroz da região Norte em Joinville

Epagri disponibiliza oito variedades de arroz para os produtores da região

Epagri e Fundação 25 de julho apresentaram variedades de arroz e resultados obtidos nas unidades experimentais .

A produtividade das diferentes sementes de arroz produzidas pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) para a safra 2013/2014 e os resultados obtidos nas unidades experimentais foram apresentados na última sexta-feira (21), durante o Dia de Campo, realizado em uma propriedade rural no bairro Vila Nova. O evento foi organizado pela Epagri e pela Fundação 25 de Julho e contou com a participação de aproximadamente 150 agricultores da região de Joinville.

O desempenho das variedades de arroz na região Norte, que compreende os municípios de Joinville, Massaranduba, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Garuva, leva em consideração, segundo o engenheiro agrônomo Domingos Sávio Eberhardt, da Epagri, as condições climáticas e do solo de cada região.

A Epagri disponibiliza atualmente oito variedades com elevado potencial: Epagri 108, Epagri 109, SCS 112, SCSBRS TioTaka 113, SCS 114 Andosan, SCS 116 Satoru, SCS 117 CL, SCS 118 Marques. Na média verificada nas unidades a semente SCS 118 foi a que apresentou o melhor desempenho, seguida da Epagri 109 e SCS 114.

Na safra 2013/14 ocorreram dois problemas na Unidade de Cultivares de Joinville, realizada na propriedade da família de Raul Laffin. Brusone nas folhas, que causa o escurecimento e a baixa produtividade e a esterilidade (apresentação de grãos vazios). A partir dos problemas encontrados, os técnicos da Epagri buscar alternativas para orientar os produtores.

Domingos destacou que, para garantir uma melhor produtividade, é importante observar alguns aspectos no cultivo, entre os quais destacou a rotação de cultivares com ênfase para as de maior potencial local e “a obtenção de práticas culturais adequadas de acordo com as especificidades de cada propriedade”.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter