Evolução na Fenarroz na avenida

Desfiles acontecem neste domingo e na próxima quarta-feira, na Rua Júlio de Castilhos, em Cachoeira do Sul, apresentando a história da Fenarroz.

A história da Feira Nacional do Arroz será relembrada neste domingo e na próxima quarta-feira, quando acontecerão os desfiles temáticos do evento. No show deste domingo, o destaque será a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, do Rio de Janeiro (RJ). São cerca de 130 músicos que prometem um espetáculo de precisão, simetria e evoluções criativas. Considerada uma das maiores do mundo, a banda dos fuzileiros navais distingue-se pela presença de gaitas escocesas entre seus instrumentos musicais. Bumbos, taróis, caixas de guerra, surdos, pratos, pífaros e cornetas também são tocados.

Os fuzileiros navais vão encerrar o desfile, evento que será aberto às 10h pela Banda Marcial Gonçalvense. Na sequência, descerão a Rua Júlio de Castilhos escolas municipais, particulares e estaduais, que contarão a história das 15 edições anteriores da Fenarroz. A 16ª edição será apresentada pela executiva da feira, onde os destaques serão a rainha Bruna Salzano e as princesas Bethina Germanos e Dóris Schmidt. As escolas levarão para a avenida de dois a cinco carros alegóricos. A estimativa é de que mais de mil estudantes participem dos desfiles.

TRAJES – A diretora de cultura da Fenarroz, Mariele Schiefelbein, destaca que o evento iniciará pontualmente às 10h. A previsão é de que o desfile dure em torno de uma hora e meia. Ao longo das apresentações, seis locutores estarão narrando a história de cada edição da Fenarroz que estiver na avenida. Ela antecipa que grande parte das escolas mostrará os trajes de gala usados pelas soberanas. “Todas as solicitações de empréstimo das roupas foram atendidas”, observa. Quem perder o desfile deste domingo poderá assistir às apresentações na quarta-feira à noite, mas sem a banda dos fuzileiros navais.

ATENÇÃO

Em caso de chuva, o evento deste domingo está cancelado.

Importante

A Fenarroz, com os desfiles, pretende retomar uma característica histórica que remete ao seu início na cidade, quando no ano de 1941 nascia a primeira Festa do Arroz. Naquele ano iniciava a trajetória de um evento que se transformaria no maior da América Latina voltado para a cadeia orizícola, com uma série de atividades como desfile de carros alegóricos, corrida de automóveis e uma lavoura em miniatura, mostrando como era feita a colheita do personagem principal da festa, o arroz. Nas edições seguintes, a Fenarroz também promoveria desfiles de abertura, mas a tradição acabou se rompendo nas últimas edições.

TRÊS PERGUNTAS SOBRE
Desfiles temáticos da Fenarroz 2010

E se chover?
Em caso de chuva, o evento está cancelado.

Qual o trajeto do desfile?
Nos dois dias a largada será das Cinco Esquinas. No domingo a apresentação encerrará na Praça Honorato de Souza Santos. Já na quarta-feira o show irá somente a esquina das ruas Júlio de Castilhos com a Duque de Caxias.

Há custo para assistir os desfiles?
Não. As apresentações são gratuitas e arquibancadas estão sendo montadas na Praça Borges de Medeiros.

PARA SABER MAIS
A ordem e os temas de cada escola

> Banda Marcial Gonçalvense
> Colégio Marista Roque (1ª Fenarroz)
> Comendadores do Arroz 2010 (2ª Fenarroz)
> Colégio Imaculada Conceição (3ª Fenarroz)
> Ulbra/Cachoeira (4ª Fenarroz)
> Colégio Barão do Rio Branco (5ª Fenarroz)
> Escola Manoel Carvalho Portella (6ª Fenarroz)
> Escola Maria Pacicco (7ª Fenarroz)
> Banda da Escola Baltazar de Bem
> Escola Mário Godói Ilha (8ª Fenarroz)
> Escola Taufik Germano (9ª Fenarroz)
> Escola Dora Abreu (10ª Fenarroz)
> Escola Liberato Salzano (11ª Fenarroz)
> Instituto João Neves da Fontoura (12ª Fenarroz)
> Escola Borges de Medeiros (13ª Fenarroz)
> Colégio Diva Costa Fachin (14ª Fenarroz)
> Escola Nossa Senhora da Conceição (15ª Fenarroz)
> Executiva e soberanas da 16ª Fenarroz
> Banda do 3º Batalhão de Engenharia de Combate
> Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (*)
(*) somente neste domingo

FONTE: Fenarroz

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter