Excesso de chuva destrói lavouras no Maranhão

O rompimento da barragem arrasou plantações de quase 800 agricultores. O milho e o arroz ficaram destruídos pela enxurrada. A maioria das lavouras de arroz estava na fase de formação dos cachos.

O grande volume de chuva que atinge o Maranhão está provocando o rompimento de açudes e barragens. Em alguns municípios, lavouras inteiras estão alagadas. Houve aumento no número de desabrigados.

O aterro da barragem estourou e provocou alagamento de rua e casas em Peritoró, na região central do Estado. A correnteza repentina deixou os moradores apavorados.

A destruição maior aconteceu na zona rural do município. O rompimento da barragem arrasou plantações de quase 800 agricultores. O milho e o arroz ficaram destruídos pela enxurrada. A maioria das lavouras de arroz estava na fase de formação dos cachos.

A força da água destruiu a principal atividade e fonte de renda dos pequenos agricultores da região. O agricultor Antônio Cavalcante perdeu os três hectares que tinha semeado este ano.

– É o que eu tinha para comer e água levou – disse.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas já atingiram 55 mil pessoas no Maranhão, com 25 mil só durante o final de semana. Uma Força Tarefa do Exército está levando ajuda humanitária aos desabrigados, mantimentos e remédios. Mas o rompimento das rodovias está dificultando a missão das brigadas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter