Excesso de chuvas atrasa plantio no RS

Boletim semanal de Emater indica que área cultivada está na faixa de 19% de 1,10 milhão de hectares previstos.

O Boletim Semanal publicado pela Ascar-Emater/RS com o perfil da produção agrícola e o mercado no Rio Grande do Sul informa que a  semeadura da safra 2015 de arroz no Estado tem enfrentado algumas dificuldades neste início do processo. As condições meteorológicas corridas até o momento não têm favorecido que ela se processe de forma mais efetiva e rápida.

Essa situação é mais nítida do Centro para o Leste do Estado, principalmente nas áreas ao redor da Lagoa dos Patos, onde as chuvas dos últimos dias foram mais intensas e persistentes. Todavia, do Centro para o Oeste, o plantio pode ser efetuado mais a contento, uma vez que a umidade se mostrou menor, facilitando assim a entrada das máquinas. Como média geral, o
percentual de área semeada atinge no momento 19% do total projetado para esta safra, 1,102 milhão de hectares.

3 Comentários

  • Ninguém consegue plantar, e pela previsão a época ideal já se foi…
    Os custos que já estavam altos vão ficar mais ainda, este pessoal que fica parado esperando a chuva passar vai ter que trabalhar em dobro depois e as horas extras vão ser muitas … o diesel que já subiu vai se gastar mais pra trabalhar com trator atolando e patinando no meio do barro, aviação agrícola vai ser mais uma despesa pois não teremos piso pra fazer tratos culturais , já tem gente comprando variedade de ciclo curto e vai descartar a ciclo longo que já comprou … É por aí vai , deve ir a 7.000/ ha por isso termos que vender a 55-60

  • Vão ter que replantar tudo… Foi tudo água à baixo… 19% água abaixo e previsão de mais chuva… Aliás previsão de chuvas até dezembro… Trágico !!! O pessoal já não tinha dinheiros pros insumos… Agora ter que semear tudo de novo… Não tem como fazer GESTÃO com um clima desses minha gente… Aqui em Santa Maria e região choveram mais de 300 mm desde terça-feira… E ainda por cima semana que vem mais… Nunca vi tanta água na minha vida de uma vez só… É trágico… É destruidor… Mas quem vai plantar arroz desse jeito??? Quem ??? Isso não é El Ñino… já se criou… virou El Moço… El Adulto… Não sei de onde sai tanta água prá cair do céu… Mas não sei mesmo… A indústria que vá pegando e comprando arroz do Paraguay do ano que vem também… Aqui só vai dar pixuá !!!

  • As lavouras de pré-germinado na minha região que foram semeadas, estão com seu desenvolvimento praticamente paralisado, mesmo com a água sendo baixada, a da chuva é muito fria junto com a baixa temperatura ambiente.
    As variedades Epagri que são na totalidade usadas aqui, possuem seu desenvolvimento inicial muito lento, sentem o efeito da água e temperatura baixa, melhorando seu desenvolvimento no mês de novembro quando a temperatura se eleva mais.
    Aqui na região da Pacheca em Camaquã, nenhuma lavoura de plantio no seco foi ainda semeada, e com certeza não poderão serem semeadas neste mês de outubro mesmo que a chuva parasse hoje, o rio Camaquã está transbordando, com muitas lavouras debaixo dágua.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter