Expectativa é de encerrar outubro com 80% da área plantada de arroz na Fronteira

O Irga faz um alerta aos produtores no sentido de não plantarem uma área de lavoura superior à capacidade irrigação.

Os orizicultores das regiões de Alegrete e de Manoel Viana estão avançando na safra 2011/2012, com o trabalho em suas lavouras, neste momento, considerado preferencial para o plantio. “O produtor deve aproveitar plantar o máximo que puder neste período”, orienta o engenheiro agrônomo do 9º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (NATE/Irga), Luis Henrique Ereno.

Segundo o Irga, o mês de outubro é o período que se tem mais eficiência nos recursos, seja ele natural (água, radiação solar) ou os recursos aplicados pelo produtor, como por exemplo fertilizantes e herbicidas. Outra importante orientação destacada é de que o produtor deve aproveitar as chuvas deste mês. “Serve para a emergência das lavouras, assim evitando ter que banhar para nascer o arroz”, conclui o agrônomo do Irga.

LEVANTES – O presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Henrique Osório Dornelles, lembra aos produtores para o planejamento do Sistema de Irrigação. “O produtor não deve deixar para o último momento, faça a sua programação, se antecipe e solicite, pois poderá comprometer o andamento dos cultivares do arroz”, salienta.

A religação dos levantes é feita pela empresa AES Sul e até o momento, segundo o coordenador operacional de Alegrete da Concessionária, Ariel Cardoso Filho, já foram feitas 98 reativações, dos cerca de 500 levantes cadastrados. “A grande demanda é na primeira quinzena de novembro. Mas aqueles produtores que puderem fazer seus pedidos antes, será melhor, poderemos programar nossas equipes, pois temos uma força de trabalho limitada e isto pode comprometer as demandas”, salienta. O prazo de reativação após a solicitação é de sete dias.

Este fato também é importante pois, as lavouras que foram plantadas em setembro, já estão em fase de realizar os tratos culturais, como por exemplo o de realizar a aplicação de herbicidas, adubação de cobertura (uréia) e irrigação, isto quando as plantas já atingiram quatro folhas.
 

O Irga faz um alerta aos produtores no sentido de não plantar acima da capacidade irrigação.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter