Exportação de arroz em janeiro aumentou 75,2% na Tailândia

 Exportação de arroz em janeiro aumentou 75,2% na Tailândia

(Por Planeta Arroz) As exportações de arroz da Tailândia para janeiro foram de 805.519 toneladas, alta de 75,2% em relação ao ano anterior, ajudadas pelos pedidos de fim de ano, maior demanda do Oriente Médio e uma moeda baht fraca, disse o Ministério do Comércio na segunda-feira.

O valor das exportações de arroz aumentou 78,76%, para 14,28 bilhões de baht (US$ 406,72 milhões) em janeiro em relação ao ano anterior, disse Ronnarong Phoolpipat, chefe do departamento de comércio exterior do ministério, em entrevista coletiva.

“Os embarques em janeiro aumentaram a uma taxa surpreendente”, disse ele, acrescentando que os esforços de promoção comercial do ministério também ajudaram. Phoolpipat destacou “uma oportunidade de exportar mais” para o Oriente Médio, dado o alto poder aquisitivo de algumas nações árabes e a baixa produção agrícola.

A região foi o único mercado em crescimento para o arroz tailandês no ano passado, absorvendo 2,02 milhões de toneladas de arroz, ou 26% do total de embarques de arroz, disse Phoolpipat.

Em 2021, a Tailândia embarcou apenas 630.000 toneladas de arroz para a região, acrescentou.

No entanto, o ministério está cumprindo sua meta geral de exportação de arroz de 7,5 milhões de toneladas este ano, pois deseja monitorar o baht antes de decidir se deve revisar a meta.

No início deste ano, o ministério reduziu sua meta de exportação para 2023 de 8 milhões de toneladas para 7,5 milhões, à medida que o baht, que caiu até 13% em relação ao dólar em outubro do ano passado, se valorizou.

A moeda tailandesa enfraqueceu novamente, em 1,5% em relação ao dólar até agora este ano, tornando-se a terceira moeda com pior desempenho da Ásia.

A Tailândia é o terceiro maior exportador de arroz do mundo, depois da Índia e do Vietnã.

O país exportou 7,69 milhões de toneladas de arroz em 2022, um aumento de 22,1% em relação ao ano anterior, superando a meta de 7,5 milhões de toneladas, tendo como principais mercados Iraque, África do Sul, China e Estados Unidos.

 

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