Exportação de arroz pela Tailândia deve cair mesmo com crescimento de 6% na safra

A oferta apertada de arroz na Ásia no mês passado elevou indicadores de preços mundiais para a cultura para o maior nível em 38 meses.

As exportações de arroz pela Tailândia em 2018 devem recuar mesmo diante da estimativa de crescimento de 6% na produção, que deve atingir 30,9 milhões de toneladas. A estimativa foi divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em relatório.

Enquanto a área plantada maior e o clima favorável devem ajudar na produção, as exportações podem recuar na medida em que o governo vendeu boa parte de suas reservas no ano passado.

A oferta apertada de arroz na Ásia no mês passado elevou indicadores de preços mundiais para a cultura para o maior nível em 38 meses, algo que, segundo analistas, pode trazer risco de inflação na região.

Além disso, a agência informou que os preços de exportação do arroz da Tailândia aumentaram entre 3% e 5% nesta semana na comparação com a semana anterior, sustentados pela demanda por arroz branco do governo da Indonésia.

Fontes relataram ao USDA que o governo comprou 120 mil toneladas da commodity com entrega em fevereiro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter