Exportação de arroz tailandês deve cair este ano

Os gostos dos clientes mudaram e agora preferem grãos de textura macia como os aromáticos.

O Ministério do Comércio da Tailândia disse na quarta-feira que espera que a Tailândia exporte apenas 7,5 milhões de toneladas de arroz este ano, uma queda abaixo da meta de 10 milhões de toneladas pelo segundo ano consecutivo.

O Departamento de Comércio Exterior do ministério considerou que a forte queda nas exportações se deve ao fortalecimento da moeda local, o baht tailandês, frente às outras moedas da Ásia e ao dólar, diminuindo a competitividade no mercado internacional, e também por causa da baixa oferta por causa de uma seca generalizada.

Entre o arroz exportado, 3,17 milhões de toneladas serão de produto branco, beneficiado, enviado principalmente para as Filipinas, Angola, Benin, Camarões e China. O arroz parboilizado compõe 2,23 milhões de toneladas e arroz de jasmim tailandês mais 1,1 milhão de toneladas". disse Keerati Rushchano, diretor geral do departamento, "O restante são arroz glutinoso e outros tipos do grão".

Keerati também disse que o valor das exportações é estimado em 131 bilhões de baht (4,2 bilhões de dólares) este ano.

"A Tailândia não possui diversidade de variedades de arroz para competir no mercado mundial", disse Keerati, "e assim o governo tailandês criou um painel que inclui representantes do Departamento de Arroz, da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, da Associação de Moinhos de Arroz da Tailândia e agricultores a desenvolver variedades de arroz de textura macia para atingir o mercado global ".

Ele disse que os gostos dos clientes mudaram e agora preferem grãos de textura macia como os aromáticos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter