Exportação do Paraguai rendeu US$ 102 milhões até abril
(Por La Nación, Py) A União dos Grêmios Produtivos (UGP) destacou em seu boletim o grande avanço do setor orizícola devido ao grande crescimento nas exportações, o que resultou em uma importante entrada de divisas para o país. Eles mencionaram que os líderes do setor indicam que a confiança está crescendo diante da situação da produção nacional.
A exportação de arroz em base de casca atingiu 341.970 toneladas, gerando uma receita de US$ 102 milhões no primeiro quadrimestre, segundo o boletim estatístico da Câmara Paraguaia dos Industriais de Arroz (Caparroz).
Andrea Ganchozo, gerente da Caparroz explicou que embora o volume exportado seja semelhante ao ano passado neste período, os valores em dólares foram melhores, o que reflete um maior preço por tonelada e que, por sua vez, impulsionou o volume em valores gerados através de embarques.
Com base no que foi informado pelo Inbio, o Brasil foi o principal destino com um total de 291.793 toneladas em base de casca, sendo também o comprador do maior volume de arroz polido com 87.926 toneladas compradas, seguido pelo Chile com 21.270 toneladas e Israel com 884 toneladas.
O relatório semanal da PMU refere que a produção de arroz abrangeu cerca de 175 mil hectares de culturas com um rendimento médio de 6,5 toneladas por hectare, segundo estimativas de Caparroz. Afirmaram que os resultados obtidos geraram um ambiente animador para o setor com melhores expectativas para o futuro.
Ressaltaram que apesar de neste ano o custo de produção ter aumentado em relação ao período anterior, há grande confiança a nível internacional pelo fato da produção estrangeira ter sofrido em certa redução, o que gera grande confiança no mercado nacional que poderá continuar a crescer em termos de exportação.