Exportações da Tailândia aumentam 4,9% em novembro
As exportações, um importante impulsionador do crescimento económico do país do Sudeste Asiático, aumentaram 4,9% no mês passado em relação ao ano anterior, para 23,47 mil milhões de dólares, segundo dados do Ministério do Comércio.
A leitura foi atribuída a uma forte melhoria nas exportações de arroz, enquanto os embarques de produtos industriais continuaram a crescer de forma consistente, impulsionados por compras antecipadas antes das festividades de final de ano, afirmou o ministério num comunicado.
A análise dos dados revelou que a exportação de produtos agrícolas da Tailândia aumentou 7,7% em termos anuais, abaixo do salto de 12,3% no mês anterior, enquanto os produtos agroindustriais expandiram 1,7% em termos anuais. , abaixo do aumento de 5,9 por cento em outubro.
As remessas de produtos industriais aumentaram 3,4% em relação ao ano anterior, desacelerando em relação ao aumento de 5,4% no mês anterior, devido à expansão dos produtos de ferro e aço, produtos elétricos e exportações de máquinas e componentes.
Os dados também indicaram que as importações da Tailândia aumentaram 10,1 por cento em relação ao ano anterior, para 25,87 mil milhões de dólares em Novembro, resultando num défice comercial de 2,39 mil milhões de dólares.
Nos primeiros 11 meses do ano, as exportações do reino caíram 1,5 por cento em relação ao ano anterior, enquanto as importações caíram 3,8 por cento, gerando um défice comercial de 6,16 dólares, de acordo com o ministério.