Exportações da Tailândia aumentam e safra da Indonésia reduz por seca
(Por Planeta Arroz) As informações da projeção de outubro de 2023 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previram uma queda de 3% na produção de arroz da Indonésia em 2023/24, em 33,5 milhões de toneladas métricas. O Ministério do Comércio relatou um aumento nas exportações de arroz da Tailândia, uma vez que a indústria de arroz da Indonésia foi atingida por secas provocadas pelo El Nino e por um atraso na temporada de monções durante os primeiros 10 meses deste ano.
As informações da projeção de outubro de 2023 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previram uma queda de 3% na produção de arroz da Indonésia em 2023/24, em 33,5 milhões de toneladas métricas.
A Indonésia tem normalmente três ciclos de cultivo de arroz anualmente, sendo o ciclo primário durante a estação chuvosa – de outubro a dezembro – responsável por cerca de 45% do cultivo total de arroz, e as colheitas entre fevereiro e abril. Dois ciclos adicionais de entressafra ocorrem durante a estação seca.
A maior parte do cultivo de arroz na Indonésia depende da irrigação, cobrindo 85% da área cultivada, principalmente nas regiões de planície que dependem das chuvas para complementar os sistemas de irrigação.
O Gabinete de Política e Estratégia Comercial também informou que os volumes de exportação de arroz da Tailândia nos primeiros dez meses de 2023 atingiram 6,9 milhões de toneladas, um aumento de 11,4% em relação ao mesmo período do ano passado, avaliado em quase 136,3 mil milhões de baht, um aumento de 24,7%.
Os cinco principais mercados de exportação de arroz para a Tailândia são a Indonésia com 13,19%, os Estados Unidos, a África do Sul, o Iraque e a China. (NNT)