Exportações de arroz basmati da Índia atingem mínima em quatro anos

 Exportações de arroz basmati da Índia atingem mínima em quatro anos

Arroz Basmati é produto tipo exportação da Índia

(Por Economic Times) As exportações de arroz basmati do país em 2021 caíram 20% em relação ao ano anterior, para 4 milhões de toneladas, a menor desde 2017, segundo dados do governo. Os embarques para o Irã, o maior comprador de arroz basmati da Índia, caíram 26% em relação ao ano anterior, para 834.458 toneladas, mostraram os dados.

As exportações de arroz basmati da Índia caíram um quinto em relação ao ano anterior, para o nível mais baixo em quatro anos em 2021, quando o principal comprador, o Irã, reduziu as compras depois que suas reservas de rúpias diminuíram, disseram autoridades do governo e da indústria.

As exportações de arroz basmati do país em 2021 caíram 20% em relação ao ano anterior, para 4 milhões de toneladas, a menor desde 2017, segundo dados do governo. Os embarques para o Irã, o maior comprador de arroz basmati da Índia, caíram 26% em relação ao ano anterior, para 834.458 toneladas, mostraram os dados.

“O Irã não estava ativo no mercado por alguns meses no ano passado, depois que suas reservas de rúpias com bancos indianos se esgotaram”, disse um negociante de Mumbai com uma trading global.

Anteriormente, o Irã tinha um acordo para vender petróleo para a Índia em troca de rúpias, que costumava importar bens essenciais, incluindo commodities agrícolas, mas Nova Délhi parou de comprar petróleo de Teerã em maio de 2019, depois que uma isenção de sanções dos EUA expirou. Teerã continuou usando suas rúpias para comprar mercadorias da Índia, mas sem vendas de petróleo, o que derrubou as reservas de rúpias do Irã.

Houve desaceleração nas exportações em meados de 2021, mas nos últimos dois e três meses as compras do Irã, Arábia Saudita e outros compradores importantes aumentaram, disse Vijay Setia, ex-presidente da All India Rice Exporters Association (AIREA).

A Índia, o maior exportador de arroz do mundo, exporta principalmente arroz não basmati para países africanos e o principal arroz basmati para o Oriente Médio.

As exportações totais de arroz do país aumentaram quase 46% em 2021 em relação ao ano anterior, para um recorde de 21,42 milhões de toneladas, à medida que Bangladesh, China e Vietnã aumentaram as compras.

A produção de arroz basmati em 2021 caiu cerca de 15% em relação ao ano anterior devido à área mais baixa e chuvas prematuras durante a época de colheita, disse Setia.

“Os preços de exportação do arroz basmati subiram 20% por causa da menor produção, mas a demanda ainda é robusta para os embarques de fevereiro e março”, explicou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter