Exportações de arroz da Tailândia cairão 14,4% por concorrência global
(Por Planeta Arroz) Prevê-se uma queda projetada de 14,4% nas exportações de arroz da Tailândia para este ano, devido a uma combinação de produção reduzida e aumento da concorrência global, conforme relatado pelo Departamento de Comércio Exterior. O diretor-geral do departamento, Ronnarong Phoolpipat, revelou que a estimativa de 7,5 milhões de toneladas de exportações do grão este ano foi feita em conjunto com a Associação Tailandesa de Exportadores de Arroz.
Esta previsão leva em consideração diversas influências, como a redução esperada de 5,87% na produção frente ao ano anterior, atribuível às condições climáticas do El Niño. Além disso, o mercado global deverá se tornar mais competitivo devido ao aumento das taxas de produção.
Ronnarong Phoolpipat também indicou um declínio potencial na procura de importações por parte dos parceiros comerciais, uma vez que as tendências de consumo estão a diminuir na China, no Japão e na Malásia. Isto pode levar a uma intensa concorrência de preços. Há também sugestões de que a Indonésia poderá importar menos arroz este ano devido aos estoques substanciais restantes de 2023.
Simultaneamente, a China está a aumentar a produção do cereal, passando de um grande importador para um produtor autossuficiente. Esta mudança poderia potencialmente afetar as futuras exportações da Tailândia.