Exportações de arroz da Tailândia devem ultrapassar 8 milhões de toneladas em 2023
(Por AgroDados/Planeta Arroz) Bangkok (VNA) – As exportações de arroz da Tailândia devem superar 8 milhões de toneladas este ano, impulsionadas pela maior demanda global, à medida que os países correm para estocar para se preparar para os efeitos do fenômeno climático El Niño, de acordo com o ministro do Comércio tailandês, Jurin Laksanawisit .
Ele disse que as Filipinas devem aumentar suas compras de arroz para 2-3 milhões de toneladas, enquanto a Indonésia está acelerando a aquisição de uma quantidade substancial de arroz da Tailândia e do Vietnã.
Espera-se que o Iraque importe cerca de 1 milhão de toneladas este ano, a par com 2022, disse Jurin.
No ano passado, a Tailândia embarcou 7,69 milhões de toneladas de arroz, superando a meta do ministério de 7,5 milhões de toneladas. O ministério estabeleceu uma meta de 7,5 a 8 milhões de toneladas de embarques de arroz este ano. Jurin observou que o baht, moeda local, está mais fraco, o que torna as exportações tailandesas de arroz mais competitivas. As culturas agrícolas importantes com preços elevados são o arroz em casca perfumado, o arroz em casca perfumado Pathum Thani, o arroz em casca branco e o arroz em casca glutinoso.
O Centro de Pesquisa Kasikorn(KRC) previu que a produção total de arroz do país este ano ficará entre 32,7 e 33,2 milhões de toneladas, incluindo cerca de 7,6 milhões de toneladas da segunda safra, o que será suficiente para consumo interno e exportação. Também alertou que a produção pode ser menor se a seca se prolongar como consequência do El Niño.