Exportações de arroz devem ter perspectivas positivas este ano

 Exportações de arroz devem ter perspectivas positivas este ano

Carregando arroz para exportação no porto de SaiGon

O aumento da demanda global, a produção doméstica estável e a melhor qualidade do arroz contam para o Vietnã acreditar em recuperação das exportações de arroz .

O aumento da demanda global, produção doméstica estável e melhor qualidade do arroz contam entre as razões pelas quais o Vietnã tem certeza de que suas exportações irão prosperar novamente em 2021 e ultrapassar os 3,1 bilhões de dólares em receita registrados em 2020, apesar de um declínio significativo verificado nos primeiros dois meses do ano.

De acordo com os dados da Alfândega do Vietnã, o país arrecadou 192 milhões de dólares com o envio de quase 348.000 toneladas de arroz ao exterior em janeiro, queda de 34,2% em valor e 36,4% em volume em relação a dezembro e 2,4% e 15,4%, respectivamente, no comparativo anual. 

Como o feriado do Ano Novo Lunar (Tet) caiu em fevereiro, o faturamento das exportações do mês deve cair.

Nguyen Van Don, diretor da Viet Hung Limited Company, da província de Tien Giang, disse que o início do ano nunca é o pico do comércio, pois os consumidores já compraram arroz para o longo período de férias no final do ano anterior. Os preços no Delta do Mekong também estão em um nível alto, então as empresas compradoras e clientes estrangeiros estão esperando que eles caiam.

O Diretor Geral da Trung An Hi-tech Farming, JSC Pham Thai Binh, avisa que os problemas de transporte também prejudicaram as exportações de arroz nos últimos tempos. Ele destacou que o país enfrenta uma grave escassez de contêineres vazios e navios de carga para exportação.

De acordo com a Vietnam Food Association (VFA), há grandes esperanças depositadas nas exportações em 2021, com os principais mercados de exportação, como Filipinas e África, continuando a assinar contratos, enquanto muitos outros têm uma demanda significativa por  aromático e arroz glutinoso, em que as empresas vietnamitas têm uma vantagem.

O vice-presidente e secretário-geral da VFA, Nguyen Trung Kien, disse que os acordos bilaterais e multilaterais de livre comércio (FTAs) como o FTA UE-Vietnã e o FTA Reino Unido-Vietnã, que contêm tarifas preferenciais, criarão condições favoráveis ​​para o grão vietnamita competir com os exportadores estrangeiros.

Os países da União Econômica da Eurásia (EAEU) se comprometeram a fornecer uma cota tarifária de 10.000 toneladas de arroz do Vietnã em 2021 sob o ALC Vietnã-EAEU, enquanto a cota da UE de arroz aromático do Vietnã é de 80.000 toneladas por ano sob o EVFTA. O ALC Reino Unido-Vietnã, que entrou em vigor no início deste ano, reduz as tarifas a zero e não tem cotas.

Binh disse que as exportações de arroz neste ano não só irão sustentar o crescimento de valor visto em 2020, mas também aumentar em volume. Dizendo que há motivos para otimismo, ele observou que a política de integração intensiva e ampla do país no mundo criou uma série de vantagens competitivas para sua economia por meio de ALCs multilaterais e bilaterais.

De acordo com a política de integração, disse Binh, o setor se reestruturou gradualmente em direção a uma qualidade superior, em vez de se concentrar principalmente na produção, e está cultivando variedades mais diversas, com grãos de alta qualidade atendendo à demanda dos consumidores domésticos e estrangeiros.

O Vietnã exportou 6,15 milhões de toneladas no valor de 3,07 bilhões de dólares em 2020, queda de 3,5% em volume, mas aumento de 9,3% em valor em relação a 2019, de acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter