Exportações de arroz do Vietnã alcançam recorde
(Por Planeta Arroz e Agências) As exportações de arroz do Vietnã nos primeiros 11 meses de 2023 atingiram um recorde desde 1989, informou na quarta-feira a Agência de Notícias do Vietnã.
De acordo com o Gabinete Geral de Estatísticas do país, o Vietnã exportou cerca de 7,8 milhões de toneladas de arroz, com um volume de negócios de 4,4 mil milhões de dólares americanos de janeiro a novembro.
Muitos especialistas previram que as exportações de arroz do país do Sudeste Asiático atingiriam 8 milhões de toneladas com um valor total de 4,6 mil milhões de dólares em 2023, superando a meta de 7 milhões de toneladas estabelecida no início deste ano.
Os preços do arroz de exportação vietnamita também dispararam recentemente para um novo recorde.
Segundo a Associação Alimentar do Vietnã, nas últimas duas semanas, o arroz vietnamita foi vendido a 663 dólares por tonelada, superior ao arroz tailandês (632 dólares por tonelada) e ao arroz do Paquistão (600 dólares por tonelada).
Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da Associação Tailandesa de Exportadores de Arroz, disse que apesar dos preços elevados, o arroz vietnamita é bem recebido pelos importadores graças à sua qualidade, especialmente ao seu frescor. Os produtos de arroz vietnamita são exportados imediatamente após serem colhidos.
Na semana passada, o arroz Ong Cua ST25 do Vietnã ganhou o primeiro prémio no concurso do Melhor Arroz do Mundo 2023. ■