Exportações de arroz não basmati da Índia aumentam 52,5% nos dois meses do ano fiscal

Bangladesh também abrirá oportunidades para as exportações de arroz indiano não basmati.

As exportações da Índia de arroz não basmati nos primeiros dois meses do Ano Comercial 2021 (AF21) aumentaram 52,5% para 1,113 milhão de toneladas diante das 730 mil toneladas no mesmo período do AF20. A África emergiu como o maior comprador de arroz não basmati e os exportadores esperam que os volumes aumentem ainda mais quando Bangladesh  começar a importar esta variedade. “A África está dependendo da Índia para o fornecimento de arroz este ano, já que os preços do arroz tailandês dispararam. O arroz não basmati terá um bom desempenho este ano ”, disse BV Krishna Rao, presidente da Associação de Exportadores de Arroz da Índia.

Rao está otimista. As exportações de arroz não basmati indiano chegarão aos níveis do ano fiscal de 2018, quando o país exportou 8,64 milhões de toneladas. “As exportações de arroz não basmati subseqüentemente diminuíram nos próximos dois anos e no FY20 alcançamos exportações de 5,04 milhões de toneladas. Esta queda no arroz não basmati ocorreu porque o governo aumentou o preço mínimo de apoio do arroz em casca e os agricultores não estavam interessados nas exportações. Além disso, o governo adquiriu grandes quantidades de arroz. Por isso as exportações caíram ”, acrescentou Rao.

Bangladesh também abrirá oportunidades para as exportações de arroz indiano não basmati. “Ou eles vão comprar diretamente de participantes privados ou vão comprar por meio de um esquema de governo para governo. Seja o que for que aconteça, será um incentivo às exportações de arroz do país ”, acrescentou Rao.

Os comerciantes disseram que os moinhos de arroz em Bangladesh impuseram uma tarifa de importação de 55% sobre o grão, pois estavam exigindo preços altos pelo arroz que forneceriam aos armazéns do governo.

“O consumo de arroz aumentou em Bangladesh porque as pessoas estão ficando em casa devido ao surto de coronavírus . O comer fora parou. Isso está aumentando a demanda por arroz no país ”, disse Suraj Agarwal, CEO da Tirupati Agri Trade.

Agarwal avalia que uma decisão do governo de Bangladesh sobre a importação de arroz da Índia é esperada até o final desta semana ou no início da próxima.

Bangladesh impôs uma tarifa de importação de 55% sobre o arroz, mas os comerciantes disseram que o governo provavelmente reduzirá a tarifa de importação sobre o arroz para 18%.

O Ministério da Alimentação de Bangladesh está considerando a importação de arroz em meio ao lento progresso na aquisição de arroz e arroz em casca devido à falta de interesse entre os moleiros e agricultores em fornecer o cereal aos armazéns públicos.

Reportagens da mídia internacional disseram que até agora, o escritório de alimentos do governo de Bangladesh poderia cumprir 20% de sua meta de compras de arroz de 800 mil   toneladas e 45% de sua meta de compras de arroz de 1,15 milhão de toneladas. E se progredir dessa forma, então a meta de aquisição é improvável de ser alcançada dentro do prazo de 31 de agosto.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter