Exportações de arroz superaram as baixas expectativas em 2017

Vietnã superou em um milhão de toneladas a expectativa inicial de participação no mercado externo.

Contrariamente às previsões pessimistas no início de 2017, causadas pelo registro de uma queda substancial do mercado em 2016, as exportações de arroz do Vietnã tiveram um ano bem sucedido em 2017, com alguns números mais altos do que o esperado.

De acordo com o Ministério da Indústria e Comércio do país, o nível de exportações de arroz em dezembro foi estimado entre 400 mil e 450 mil toneladas, elevando o volume total de exportações em 2017 ano para 5,9 a 6 milhões de toneladas, mais de 1 milhão de toneladas acima do valor do ano passado.

Uma atualização recente do Departamento Geral de Alfândega mostrou que, a partir de 15 de dezembro, o nível de exportações de arroz atingiu 5,66 milhões de toneladas, no valor de cerca de 2,6 bilhões de dólares.

Este valor representa um aumento de 20,9% em volume e 23,8% em valor em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2016, o nível de exportações de arroz foi de apenas 4,9 milhões de toneladas, no valor de 2,2 bilhões de dólares.

Após resultados decepcionantes em 2016, o setor estabeleceu um objetivo modesto para exportar 5 milhões de toneladas em 2017, devido ao declínio antecipado da demanda e às mudanças nas políticas de importação dos mercados de destino.

No entanto, a demanda em muitos países, como a China, Malásia, Filipinas e República da Coréia, aumentou significativamente em 2017, o que, juntamente com os esforços para penetrar em novos mercados, feito Bangladesh e Iraque, ajudaram a melhorar o nível de exportação de arroz do país, disseram especialistas.

As empresas de importação de arroz também viram um ano bem sucedido.

Nguyen Van Don, diretor da Viet Hung Company Limited, afirmou que o aumento das vendas externas deveu-se principalmente à China, o maior mercado do Vietnã. Don acrescentou que esse movimento deverá aumentar o valor das exportações da empresa em 20%, em comparação com 2016.

Os embarques arrozeiros para outros mercados, como Filipinas, Malásia, Iraque, República da Coréia e Arábia Saudita, também viram um aumento significativo.

Dang Thi Lien, diretor da Long An Foodstuff Limited Company, tem uma perspectiva positiva para o mercado, pois há muitas ordens de compras das Filipinas e da China.

De acordo com Nguyen Thanh Long, diretor da Gao Viet Limited Company, o volume de negócios continuará a melhorar no primeiro trimestre de 2018, se o abastecimento for assegurado.

Muitas previsões evidenciam um mercado mundial de arroz aquecido em 2018.

De acordo com um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (EUA), o comércio global de arroz deverá aumentar em 1% em 2018, chegando a 42,3 milhões de toneladas. As exportações de arroz do Vietnã poderiam aumentar em 400 mil toneladas em 2018, devido à maior demanda dos mercados do Sudeste Asiático.

O arroz vietnamita já é exportado para mais de 130 mercados. No entanto, os especialistas ainda estão pedindo que a qualidade seja melhorada, para aumentar a competitividade.

Em outubro, o Ministério da Indústria e Comércio anunciou sua estratégia para o período 2017 a 2020, que visa diminuir o volume de exportação, mas aumentar o valor agregado.

Por conseguinte, o volume médio de exportação de arroz do país foi fixado em 4,5 a 5 milhões de toneladas por ano até 2020, com um valor médio de 2,2 a 2,3 bilhões de dólares.

Entre 2021 e 2030, o Vietnã planeja exportar, em média, 4 milhões de toneladas por ano, no valor de 2,3 USD a 2,5 bilhões de dólares. (Com VNA)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter