Exportação de arroz tailandês deve superar meta este ano, mas cairá em 2025
(Por Planeta Arroz) As exportações de arroz da Tailândia podem exceder a meta e atingir 8,5 milhões de toneladas métricas este ano, antes de cair para 6,5 milhões de toneladas em 2025, já que a força do baht pesa na demanda, disse sua associação de exportadores de arroz na sexta-feira.
A associação tinha como meta 8,2 milhões de toneladas de exportação de arroz este ano e cerca de 5,7 milhões de toneladas foram enviadas nos primeiros sete meses, de acordo com dados do Ministério do Comércio.
A Tailândia é o segundo maior exportador mundial do grão.
A associação está preocupada que a valorização da moeda impacte as exportações no próximo ano e que haja maior concorrência, disse seu presidente honorário Chukiat Opaswong à Reuters.
“Não há problema este ano, mas no ano que vem, se o baht continuar a subir, será mais difícil vender arroz”, disse ele.
O baht deve estar em torno de 35 unidades por dólar para tornar as exportações de arroz tailandesas competitivas, ele acrescentou.
A moeda da Tailândia atingiu 33,0 baht por dólar na sexta-feira, o nível mais alto em mais de 19 meses. Ele ganhou 3,2% em relação ao dólar até agora neste ano, para ser a segunda moeda com melhor desempenho da Ásia.
A Tailândia também enfrentará mais concorrência se o principal exportador, a Índia, suspender sua restrição às exportações de arroz branco, disse Chukiat.
A produção global de arroz também deve aumentar no ano que vem, ele acrescentou.
O preço do arroz do Vietnã foi maior do que os preços do arroz tailandês, permitindo que a Tailândia vendesse mais grãos, mas no ano que vem seria difícil competir, considerou Chukiat.
“Não ouso definir uma meta para o ano que vem. Pode ser apenas 6,5 milhões de toneladas”, disse ele.