Exportações de arroz vietnamita disparam para avanço de 2021

 Exportações de arroz vietnamita disparam para avanço de 2021

País busca valorização da qualidade do grão

O país exportou 6,15 milhões de toneladas por US $ 3,07 bilhões no ano passado.

Grandes esperanças estão depositadas nas exportações de arroz do Vietnã este ano, à medida que os principais mercados, como Filipinas e África, continuam a assinar contratos para comprar a commodity, enquanto muitos outros países mantêm grande demanda por grãos aromáticos e glutinosos – que são produtos de comercialização mais vantajosa das empresas vietnamitas.

As tarifas preferenciais fornecidas por acordos bilaterais e multilaterais de livre comércio (FTA) entre o Vietnã e outros países, como o FTA UE-Vietnã (EVFTA) e o FTA Reino Unido-Vietnã (UKVFTA), criarão condições favoráveis ​​para o arroz vietnamita competir com o de países rivais, disse um porta-voz da Associação de Alimentos do Vietnã (VAF).

De acordo com o conselheiro comercial vietnamita no Reino Unido, Nguyen Canh Cuong, os embarques para o país neste ano aumentarão drasticamente em relação a 2020. Ele acrescentou que mais empresas do Reino Unido comprarão arroz vietnamita sob o UKVFTA, criando uma chance para expandir seu mercado participação.

Em 2019, as exportações do cereal do Vietnã para o Reino Unido deram um salto, com um crescimento do faturamento de 376%. Isso significa que há grande potencial como mercado de exportação.

Para aproveitar as vantagens dos FTAs, os gigantes da exportação de arroz, como Intimex JSC, Loc Troi Group, VRICE Co, Trung An High Technology Agriculture JSC, estão planejando buscar novos clientes em mercados onde o Vietnã assinou FTAs, especialmente na Europa.

O Ministério da Indústria e Comércio divulgou nota informando que fornecerá às empresas exportadoras informações sobre a situação da demanda do mercado em tempo hábil, enquanto implementa atividades de promoção comercial para ajudar os exportadores vietnamitas a ter um melhor acesso aos clientes. Informações detalhadas sobre as regulamentações e barreiras sob os compromissos desses FTAs ​​também serão fornecidas pelo ministério para que as empresas possam melhorar seu entendimento e elaborar planos de negócios adequados.

Como parte de seus esforços para facilitar as exportações de arroz, o VAF criou um canal de vendas online e participou de seminários comerciais para desenvolver a indústria setorial.

Ele sugeriu que os negociantes se concentrem em produtos de alta qualidade com bons resultados de venda, garantindo higiene e segurança alimentar para poder entrar em mercados mais exigentes como Europa, Estados Unidos e Canadá.

Especialistas disseram que se o Vietnã quiser manter o crescimento das exportações neste ano, precisa se concentrar na construção de uma cadeia de valor completa e no controle da qualidade na produção, processamento e distribuição.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a produção arrozeira do país totalizou 42,8 milhões de toneladas no ano passado, com queda de cerca de 0,2% devido ao encolhimento de cerca de 192.000 hectares nas áreas agrícolas. No entanto, a produtividade aumentou 50 kg por hectare em relação ao ano anterior.

As áreas de variedades de arroz de alta qualidade se expandiram para 74%, em comparação com 50% em 2015, como resultado dos esforços do país para melhorar o valor do grão vietnamita.

Graças a isso, os embarques de alta qualidade representaram mais de 85% do total, resultando no aumento do preço médio do arroz de US $ 440 por tonelada em 2019 para US $ 496 por tonelada no ano passado.

O país exportou 6,15 milhões de toneladas por US $ 3,07 bilhões no ano passado, queda de 3,5% em volume, mas aumento de 9,3% em valor.

As Filipinas foram o maior cliente, representando 34% do total. As exportações para este mercado em 2020 alcançaram 2,22 milhões de toneladas e US $ 1,06 bilhão, um aumento de 4% em volume e 19,3% em valor em comparação com 2019.

Outros mercados com crescimento significativo das exportações em 2020 foram a Indonésia (quase o triplo do número de 2019) e a China, um aumento de 93% no comparativo anual.

O vice-presidente da VFA, Do Ha Nam, descreveu 2020 como um ano de sucesso para as exportações, o que atribuiu ao aumento da demanda em muitos países e à melhoria da competitividade vietnamita.

Em meio às dificuldades apresentadas pela pandemia de Covid-19 em andamento, os exportadores fizeram os ajustes apropriados e buscaram ativamente novos mercados, aproveitando ao máximo as vantagens proporcionadas pelos ALCs. O EVFTA criou uma grande oportunidade para o arroz vietnamita entrar nos mercados europeus e, em seguida, fazer incursões em outros mercados exigentes, disse Nam.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter